Percursos Pedestres de Braga

Percursos Pedestres de Braga

477

A história do território que hoje constitui o concelho de Braga é repleta de um enorme conjunto de património material e imaterial único e verdadeiramente diferenciador. Destacam-se, entre outros, os legados da cultura castreja, da importância de Bracara Augusta no contexto da Galécia e do Império Romano, de Braga e do Reino Suevo, do papel de Braga na fundação de Portugal e do Barroco em Braga, além de uma miríade de elementos representativos do quotidiano de outrora, transversais a séculos.
Em termos ambientais, mais de metade da área do concelho de Braga é abrangida por algum tipo de proteção dos valores naturais. Portanto, Braga, central na região do Minho, entre o litoral e o interior montanhoso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, comporta um vasto conjunto de espaços e elementos de admirável interesse ambiental. Ao longo de caminhos tradicionais e antigos, entre rios e ribeiros, serras, montes, vales, campos e parques de lazer, evidenciam-se de forma surpreendente elementos da fauna, da flora, da geologia e da paisagem, numa constante harmonia com elementos patrimoniais de uma cultura rural e até urbana.
A Rede de Percursos Pedestres de Braga é um meio importante para relevar eras históricas e a cultura urbana e rural que se conciliam em Braga e, em simultâneo, acentuando outros fatores distintivos de índole natural e paisagística, num contexto de interação do visitante com o território; concedendo-lhe a possibilidade de viver, em autonomia, experiências apelativas e enriquecedoras.
Totalizando cerca de 280 km para caminhar, os percursos agregam-se em quatro grandes temas: Caminhos com História, Rios, a Cidade e a Natureza e Montes e Vales. Os percursos variam bastante em termos do desafio físico que representam e dos motivos que os inspiram, dando ênfase às potencialidades locais e aspetos de identidade local própria. Dessa forma, a rede de percursos proporciona entusiasmantes experiências de descoberta, com opções adequadas para todos, sejam passeantes locais, turistas ou caminhantes desportivos.
Alguns percursos estão marcados no terreno de acordo com as marcas de encaminhamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, garantindo a segurança, um nível de informação cativante, potenciando uma fruição completa da experiência de Pedestrianismo. Os restantes os restantes serão progressivamente implementados poderão ser explorados, com prudência, recorrendo aos tracks GPS de cada percurso e/ou através da App móvel “Rede de Percursos Pedestres de Braga”.

Medlem siden november 2016