2,5
5,0

tæt på Santo Antônio do Pinhal, São Paulo (Brazil)

Deixamos nosso carro estacionado na estação eugênio lefreve em santo antônio do pinhal.
Iniciamo a caminhada pelos trilhos descendo a serra, passando o viaduto sobre a rodovia floriano rodrigues pinheiro na cabeceira vire à esquerda, inicio de um trecho do caminho da fé.
Chegando-se a um gramado e algumas casas, siga em frente, passe pela linha férrea, começa uma estrada bem cascalhada, ao passar pela pequena ponte de concreto e terminarem os eucaliptos à esquerda ao avistar a linha férrea novamente vire à equerda.
Você verá uma porteira de madeira para acesso ao "calipal" logo à frente, já caminhando pelo trilho, passará por uma ponte de trilho pisando somente nos dormentes.
O início da caminhada pelos trilhos se dá no km 22. nos varios postes que sutentam a rede eletrica de alimentação dos trens, tem a marcação do km e unidade daquele poste.
Pronto, só subir apreciando a paisagem que em algumas horas estará de volta à estação eugênio Levrefe.
* * * * * * IMPORTANTE:
Nesse trecho da ferrovia tem um trem que sai de Pinda e passará entre 8:15 e 8:30h,
No período da tarde ele sai de campos do Jordão as 17 h.
O perigo é que os trens são elétricos, portanto só se ouve ou percebe sua aproximação quando ele já está bem próximo. CUIDADO.