julioettore

1,7
3,4

Vist 1986 gange, downloadet 69 gange

tæt på Praia Mole, Santa Catarina (Brazil)

A trilha que leva à praia do Gravatá é curta, fácil e bem conhecida.
Esta versão agrega um passeio pelo costão Sul da praia e a ida até a praia secreta entre o Gravatá e a Joaquina. Tem vários pontos de observação de ótimas paisagens da Lagoa da Conceição, praias da Galheta e Mole.

O início é em uma servidão lateral da rua Jornalista Manoel de Menezes, que leva à Barra da Lagoa. A primeira parte da caminhada, até o Gravatá, é bem aberta e tem algumas saídas para boas vistas.
A segunda parte da trilha faz uma caminhada pelo costão Sul, andando por rochas e por trilha de costão - com várias Bromélias pontudas.
Na terceira parte a trilha vai pra mata fechada, em direção à praia secreta.
Nesta versão optei em uma descida até a estrada geral da praia da Joaquina, o que seria a quarta e última parte da trilha. Neste trecho o caminho está bem fechado, não recomendo percorrer pela primeira vez sem a ajuda do GPS. Também acho que é um trecho dispensável. Na volta da praia secreta, em vez de seguir à esquerda para essa quarta parte, dá pra seguir reto e imagino que a trilha desce, também em direção à estrada da Joaquina, mas em um caminho mais curto.

As altitudes são baixas e não existe nada que incremente a dificuldade técnica, mas o trajeto é longo e com muitas paradas, o que deixa a trilha um pouco cansativa. Classifico como moderada.

Começo

Servidão lateral da rua Jornalista Manoel de Menezes

Kryds

Reto para o Gravatá

Siga reto para a praia do Gravatá. Quando retornar da volta pelo costão, pegue o caminho da direita (que estará à esquerda) pra continuar a trilha até a praia secreta. Se preferir, retorne ao ponto inicial pra fazer uma versão mais curta da trilha.

Strand

Praia do Gravatá

Praia secreta

Trilha fechada

Atenção! O caminho fica bem fechado agora, suscetível a perda de orientação. Use o GPS pra se guiar!

Kryds

Desca à direita

Desca à direita - ou, se preferir, siga à esquerda pra descer até o costão.

Caminho escondido!

A continuação da trilha está escondida pelo mato e por arbustos caídos, tenha atenção. Difícil achar sem o GPS!

Fim!

Estrada geral da praia da Joaquina

7 kommentarer

• Foto af Johnny S

Johnny S 05-04-2017

Show.
    Parabéns pelo tracklog.
    Abraços amigo.

• Foto af jcjcordeiro1

jcjcordeiro1 17-08-2017

Olá Júlio. Gostaria de te fazer uma pergunta. Vou fazer a transição da praia secreta para o gravata. Conheço bem as duas trilhas, mas nunca fui de uma para outra. A entrada da trilha q sai da praia secreta para o gravata e no alto do morro, proximo a uma espécie de caixa d'água? /outdoor-trails/gravata-passeio-pelos-costoes-praia-secreta-16552089#wp-16552114

• Foto af julioettore

julioettore 18-08-2017

Não lembro de ter uma caixa d'água ali. Não sei exatamente o ponto em que você vai fazer a transposição, mas quem vem do gravatá encontra uma bifurcação em que se tem que pegar a esquerda pra ir até a praia - não é exatamente o topo de um morro mas é uma parte alta. Se você vai fazer ao contrário, talvez esta seria a hora de, na volta da praia secreta, pegar à direita.
    Na dúvida, siga a trilha de olho no mapa. Abs /outdoor-trails/gravata-passeio-pelos-costoes-praia-secreta-16552089#wp-16552114

• Foto af jcjcordeiro1

jcjcordeiro1 18-08-2017

Dae Julio, blz?

Então, essa armação em concreto parecida com uma caixa d'água, fica bem no topo do morro, acho que a entrada para o gravatá é um pouco mais abaixo, em direção a praia. Pois ao lado dessa suposta caixa, tem uma trilha, mas pelo que andei pesquisando, vai dar em outro lugar.
    Acredito que vc não passou por ela, se não teria visto, é grande, deve ter uns 3 metros de altura e fica bem próximo a trilha.
    Abç e obrigado pelo retorno.

• Foto af julioettore

julioettore 20-08-2017

Acho que sei onde pode ser.
    Na volta da praia secreta, eu peguei à esquerda e segui pra descer na geral da Joaquina mais perto do Babylonia, mas dá pra seguir reto e descer mais perto da av. das Rendeiras. Talvez seja nesta descida. /outdoor-trails/gravata-passeio-pelos-costoes-praia-secreta-16552089#wp-16552114

• Foto af rabelowalmir

rabelowalmir 17-09-2019

Jeg har fulgt denne rute  verificeres  Vis mere

Muito boa estes trilha, já conhecia.

• Foto af Graziele Zwielewski

Graziele Zwielewski 11-11-2019

Jeg har fulgt denne rute  Vis mere

Não pare na praia, siga pelas pedras e encontrarás uma piscina natural linda. Amei. Ja fiz umas 10x rsrs