-
-
1.420 m
774 m
0
14
28
56,32 km

Vist 62 gange, downloadet 6 gange

tæt på Caeté Açu, Bahia (Brazil)

Fizemos o percurso que por lá chamam de "Volta Olímpica". O percurso resume-se em começar no Vale do Capão, contornar o Morro do Castelo e voltar pela trilha do Calixto (56 km).
Começamos no Bairro Bomba, pela trilha da direita que margeia o rio e segue em mata fechada com subidas íngremes e terríveis samambaias cortantes que grudam em sua roupa, mochila, cabelo e faz o pequeno trecho se tornar extremamente cansativo devido à quantidade de esforço extra que é depositado, deixando todos com cortes nas partes do corpo que estavam descobertas. Após o trecho das subidas com as "Samambaias do Mau", chega-se a uma parte mais aberta repleta de rochas, plantas carnívoras, e um visual magnífico que te traz uma enorme motivação de continuar adiante e se aventurar entre aqueles chapadões enormes que são vistos no horizonte.
A trilha é larga, e segue à direita em terreno plano que nos levou a acampar próximo à base do paredão de rocha, visto que se continuássemos, teríamos que caminhar no escuro da noite. Há pequenos riachos cruzando o solo e próximo a um desses foi o local escolhido para montar as barracas e passar a noite acampando selvagem.
No dia seguinte, subimos o paredão de rocha em uma extensa caminhada plana em linha reta, que nos levou ao Mirante do Pati. Descemos pelo enorme e extremamente íngreme paredão e não demorou muito para chegarmos no acampamento da Igrejinha (ruinha). Um mini vilarejo de pequenas casas de nativos, que oferece opções simples de alojamentos como quartos e área de camping. Montamos nossas barracas e ainda aproveitamos para conhecer a Cachoeira dos Funis.
No dia seguinte bem cedo, levantamos acampamento e seguimos até um outro alojamento para trilheiros, conhecido como "Casa do Wilson". Ali deixamos nossas mochilas e subimos o Morro do Castelo para conhecer a Gruta que existe próximo ao cume, um trecho muito íngreme e cansativo conhecido como "o trecho mais difícil do Vale do Pati. Chamam de Gruta do Castelo mas na verdade trata-se de uma caverna, visto o tamanho que ela tem...Após cruzar a caverna por dentro, chega-se a um mirante que mostra o outro lado do Morro do Castelo, uma área de floresta densa, onde está situada a trilha e Cachoeira do Calixto, trecho que faremos no último dia de caminhada.
Descemos do Morro do Castelo, pegamos nossas mochilas e caminhamos até o alojamento chamado de "Prefeitura". Chegamos a esse maravilhoso local extremamente cansados, montamos as barracas e cozinhamos em um fogão a lenha disponível para visitantes. No dia seguinte bem cedo, levantamos acampamento e iniciamos o último dia de caminhada. Todos estávamos cientes de que seria o dia que mais quilômetros teríamos que andar até então. A paisagem de Cerrado deu espaço para a Mata Atlântica úmida entrar em cena. A primeira metade do dia foi em meio à floresta fechada, passando pela linda Cachoeira do Calixto e após algumas horas, a floresta novamente deu espaço à vegetação de Cerrado, que voltou a ser dominante e por suas trilhas nos levou até o Vale do Capão, dando fim a essa fantástica aventura dentro do Vale do Pati, na Chapada Diamantina.

DICAS:
* Notamos que mais de 90% das pessoas que caminham pelo vale, estavam acompanhadas com um guia. Mas caso você queira fazer por conta própria, você pode adquirir um GPS para caminhadas estilo Garmin Etrex e encarar o desafio, assim como fizemos. (indico para pessoas que já são acostumadas com atividades do gênero)

* Há bastante rios para coletar água no caminho, porém a qualidade é duvidosa, visto que alguns desses rios passam por lugares onde há casas próximas e despejam dejetos sobre a mesma. Para que não seja necessário carregar um estoque pesado de água, eu sugiro a aquisição de filtros portáteis estilo Mini Sawyer (usamos) ou Lifestraw.

* Tudo o que é vendido nesses alojamentos do Vale, é extremamente caro. O único meio de transporte ali é por Mulas e tal dificuldade faz com que os preços sejam assim. Leve comida e cozinhe caso não queira gastar muito.

* Atenção com as cobras, vimos 2 em 4 dias! Uma perneira é muito bem vinda.

* Esse percurso foi gravado com o meu GPS e pode ser usado como arquivo base, para ajuda em futuras aventuras.

Bom rolê!
Waypoint

Acampamento Selvagem

Waypoint

Gruta Do Morro Do Castelo

Waypoint

Gruta Do Morro Do Castelo.

Waypoint

Início trilha Morro do Castelo

Waypoint

Mirante do Morro do Castelo

Waypoint

MIRANTE

Waypoint

CACHOEIRA FUNIS

Waypoint

ACAMPAMENTO IGREJINHA

Waypoint

CASA WILSON

Waypoint

ACAMPAMENTO PREFEITURA

Waypoint

CACHOEIRA CALIXTO

Waypoint

SAÍDA DA MATA

Kommentarer

    Du kan eller denne rute