Tid  3 timer 52 minutter

Koordinater 504

Uploadet 3. november 2018

Optaget juli 2018

-
-
646 m
-41 m
0
1,5
3,0
6,0 km

Vist 463 gange, downloadet 6 gange

tæt på Meio da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Bela caminhada que se inicia no alto da serra fluminense (trajeto inverso), mais precisamente na localidade conhecida como Alto da Serra na cidade Imperial e próximo a famosa rua Teresa. E, desce até o bairro de Inhomirim já no município de Magé (baixada fluminense) que também é conhecido como Raíz da Serra. Que aliás, abriga a última estação de trem que sai da Central do Brasil, na capital, em direção a baixada.

Essa trilha é conhecida como "Caminho do Ouro" ou "Trilha do Ouro" porque faz parte de um pequeno trecho da antiga Estrada Real que era utilizada para escoar os produtos da mineração que vinham das Minas Gerais para a capital do império. E por falar nisso, apesar do marco que indica que estamos passando pela antiga estrada real, é notório o abandono e descaso com o patrimônio histórico e cultural do país.

Zero para conservação, zero para atenção ao turista/trilheiro, zero para a limpeza no começo e no final do trajeto onde encontramos as comunidades que também deveriam zelar pelo patrimônio que é de todos, e principalmente, um ZERO bem redondo para as prefeituras das duas cidades que nada fazem e nada investem para recuperar este lindo trecho de mata que sofre com a degradação ocasionada pela ocupação desordenada irregular e pelo sufocamento dos mananciais e das nascentes da região através do despejo de lixo. E que deveria ser um exemplo de conservação.

Apesar do trecho inicial não ser dos mais bonitos, poucos metros abaixo você passar por uma antiga ponte construída em pedra que tem um visual super bacana e uma bela vista para a região metropolitana.

A trilha de modo geral é super tranquila, linda, repleta de verde e, em boa parte, com os chamados 'pés-de-moleque', antiga pavimentação em pedra feita pelos escravos, o que torna o cenário mais encantador e instigante. Também não é raro encontrar alguns animais silvestres pela floresta como insetos coloridos variados, anfíbios e aves.

Agora o ponto alto da travessia, uma big cachoeira da qual não me recordo o nome, mas certamente você poderá aproveitá-la em dois poços bem tranquilos e relativamente limpos. Isso porque fatalmente você encontrará alguns restos de artigos religiosos deixados como oferenda nas margens do rio.

Depois do refresco e pausa para fotos, ficam faltando pouco mais de 2km para encerrar a travessia e pegar o retorno para casa. Que pode ser feito de trem ou de ônibus. O guia do evento recomendou voltarmos de ônibus por questão de segurança... todos sabemos como está o Rio de Janeiro!

Em matéria de esforço, só não recomendo para pessoas com problemas nos joelhos, pois será necessário segurar o peso na descida e tomar muito cuidado para não escorregar nas pedras cobertas pelo limo.

===========================
EVENTO REALIZADO PELO ROTA ADVENTURES
GUIA: ALEX
===========================

Vis mere external

geocaching

Inicio trilha

Na comunidade conhecida com Alto da Serra em Petrópolis. O ônibus deixa quase enfrente a rua da trilha.
Kryds

Ponto de bifurcação

pegar o caminho da esquerda
træ

Tronco caído

tem um grande tronco caído que deve ficar muit otempo alí
Waypoint

Caminho

seguir o caminho
træ

Árvore caída

outra árvore caída que serve de orientação na mata.
Bro

Ponte rústica

talvez não dure muito tempo pelo estado de conservação, mas certamente terá o riacho no local.
Waypoint

seguir reto

o caminho é bem claro e definido pela pavimentação antiga
træ

Árvore caída para fotos

onde o pessoal adora entrar para bater fotos. Cuidado com insetos ou outros animais que possam estar ali.
Kryds

Caminho para a cachoeira

Pegar o caminho da direita para a primeira queda d'água.
Vandfald

Cachoeira

segundo poço para banho

Kommentarer

    Du kan eller denne rute