Afstand

11. oktober 2021

Optaget

oktober 2021
Vær den første til at klappe
Del

tæt på Mocoóca, São Paulo (Brazil)

Travessia completa do Saco das Bananas feita em 2 dias, iniciando na Praia de Indaiá e terminando na Praia de Maranduba.

Dificuldades:

-à chuva: Moderada
-à vegetação: Baixa-Moderada
-à riscos: Baixa

Dia 1
Iniciando nossa caminhada na Praia de Indaiá, andamos até a Praia de Galhetas pra uma primeira contemplação da travessia completa. A Galhetas é uma pequena praia cheia de pedras, com baixo volume de pessoas e um "píer" que se encontra fechado pelo estado da estrutura. Seguindo entao, voltamos a Indaiá e assim começamos a nossa travessia de verdade indo em direção a Praia da Figueira. Uma belíssima praia onde usamos o acesso do estacionamento para chegar até a areia.
Saindo da Praia de Figueira usamos uma trilha na ponta da praia que nos deu acesso à uma ponta de costão top. De lá, voltamos para a trilha normal e seguimos em direção à Praia da Ponta Aguda, Praia Mansa e a Ponta Aguda. O ponto que mais gostei foi a Ponta Aguda, é um costão em formato de rampa em que as ondas invadem sem piedade.
De volta a trilha fomos a Praia da Lagoa, andamos até a ponta da praia para ver o desague da lagoa no mar (juntamente com bilhões de borrachudos). Na volta usamos uma trilha na vegetação próxima a praia e encaixamos de volta a trilha principal que nos leva para a Praia do Simão, onde passamos a noite. A praia é um pouco tombada, com umas ondas sinistras. De noite conseguimos ver uns bichinhos que brilhavam quando mexia na areia da praia. Tambem possui uma pequena nascente no canto direito da praia que acabei não marcando. Montamos nossas barracas então e assim finalizamos o nosso 1° dia.

Dia 2
Acordamos na Praia do Simão e já mandei o Marcinho e o Lucas na busca da água, eu já sabia que era triste, entao fiquei encarregado de preparar o café da manhã. Acordamos sem pressa, ficamos brincando na praia em baixo de chuva e por volta das 10h saímos para finalizar a travessia. Passamos primeiro na Praia do Saco das Bananas e na ponta do costão, indo por trilha picada. Logo em seguida passamos numa praia de pedras conhecida como Saco do Morcego. Depois a trilha fica um pouco mais longa até a próxima praia. No meio do caminho passamos pela Ponta Grossa, um costão top tbm. Chegamos na Praia da Raposa mas não encontramos a picada que nos levaria até o costão. Então seguimos via trilha até a praia de Caçandoquinha e acessamos o Costão da Raposa até a ponta dele. Voltamos para Caçandoquinha e fomos direto para a Praia da Caçandoca. Na ponta dela há uma trilha escondida que nos leva até o Mosteiro e assim nos deixa na estrada de terra até finalizar a trilha.

Recomendo:
2L de água + clorin
Lanches leves e nutritivos no primeiro dia + kit janta de respeito + algo para enganar o estomago no segundo dia.
Roupas leves
Bota ou tenis com sola aderente
Proteção solar e contra mosquitos

EVITE FAZER EM DIAS DE TEMPESTADE E LEVE SEU LIXO EMBORA PORRA

Acesso a trilha

Praia Mansa

Camping

Área de camping + trilha de acesso ao costão

Ponta Aguda (vista Leste)

Ponta Aguda (vista Oeste)

Costão (vista para Praia da Lagoa)