Tid  4 timer 46 minutter

• Landskab

3,3
6,6

tæt på Monte Córdova, Porto (Portugal)

Iniciamos o trilho na Capela da Nossa Senhora de Valinhas e daqui subimos o Rio Leça até Pereiras observando uma das belezas naturais conhecidas na região como as "QUEDAS DE FERVENÇA". Em Pereiras continuamos a subir para o Monte do Pilar, na freguesia de Penamaior, Paços de Ferreira, local de meditação e de merendas. Local de extrema beleza, onde é possível observar uma deslumbrante panorâmica sobre a freguesia e sobre o concelho e ver, em dias límpidos, a Cidade do Porto, a Serra da Cabreira e a Serra do Marão. O dia não nos ajudou, tivemos nevoeiro muito denso durante grande parte do trilho e principalmente no alto do Monte Pilar, o que nos impossibilitou de observar a panorâmica descrita... Regressamos a Valinhas por um ribeiro muito bonito, que nesta altura vai cheio de água.

Pontos de interesse: Capela da Nossa Senhora de Valinhas, Carvalhal de Valinhas e Parque de Merendas, Rio Leça, Quedas de Fervença, Moinho e Parque de Merendas de Pereiras, Capela de São Gonçalo, Capela de Nossa Senhora do Pilar, Cristo Redentor, Monte Pilar, Panorâmica sobre a Cidade do Porto, a Serra da Cabreira e a Serra do Marão, Ribeiro.

CAPELA DA NOSSA SENHORA DE VALINHAS

• Foto af Jorge_Pinto

Jorge_Pinto 08-07-2014

I have followed this trail  Vis mere

considero moderado p/ difícil, pois em grande parte o trajecto, já tinha sido invadido pela vegetação com muitas silvas, o que dificultava muito a progressão.

• EduRam 02-11-2014

Trajecto muito bom para introduzir pessoas às caminhadas ... tem um pouco de tudo em só 5h de caminhada!

• Foto af Álvaro Rego Pinto

Álvaro Rego Pinto 15-11-2014

I have followed this trail  Vis mere

Falta de manutenção pelo percurso.

• Foto af Cláudia Costa

Cláudia Costa 23-08-2015

I have followed this trail  Vis mere

Trilha com trechos muito mal definidos. A entrada junto do rio é bastante puxada para quem não está habituado a trilhos em altura em que é preciso passar por muitos rochedos. Em certas partes perde-se os símbolos e é preciso bom sentido de orientação. A partir do momento em que se chega à pedreira o melhor é não ligar às cruzes e seguir por elas mesmo porque seguindo as indicações a trilha de nada tem a ver com a aqui proposta e acrescenta-se mais uns 10 km. Também de frisar que não é boa aposta para quem não gosta de silvas, vão apanhar muitas!! Resumindo: boa trilha de aventura mas é melhor estar preparado para momentos de desorientação!

• Foto af Caminhantes

Caminhantes 24-08-2015

Boas! Obrigado pelos comentários.
    Chamo a atenção que este trilho não é sinalizado, aproveita parte de um PR existente, mas na sua maioria é necessário o uso de GPS para o realizar. Atendendo a isso e como foi realizado em janeiro de 2014, pode apresentar alguns locais que a vegetação tenha ocupado o trilho proposto. Será necessário encontrar alternativas no local.
    É um execelente trilho que junta a beleza das quedas de Fervença, no lugar das Valinhas, e as panorâmicas alcançadas do monte do Pilar.
    Boas caminhadas!

• Foto af Steve Shelley

Steve Shelley 14-03-2016

I have followed this trail  Vis mere

Excellent varied walk in a really beautiful location. Clambering up by the waterfall is great fun. Only tough period is through a brambly area, where you need to be careful to follow the trail, but worth it.

Thanks for the route!

• EduRam 12-06-2016

Repeti este trilho este fim-de-semana.
    Continua como uma das melhores referências perto do Porto.
    Chamo só a atenção que na descida da Estação de Radar para Valinhas, junto a um curso de água ... alguns metros do trilho está coberto de vegetação (silvas) ... ao ponto deixar na dúvida se será mesmo por aí !!!

• EduRam 12-06-2016

• Foto af Grande Mestre

Grande Mestre 10-04-2017

Fiz este trilho em 9/04/2017, com mais 10 companheiros (as). Alterei apenas a parte inicial, começando e terminando junto ao Cristo Redentor. Cortei o Carvalhal de Valinhas, pois estivemos lá recentemente e ao chegar a Pereiras fomos ligeiramente mais pela direita. Obviamente que temos que levar GPS. Eu utilizo o Wikiloc e não tive qualquer problema no trilho. Parabéns pelo desenho deste trilho. Quero agradecer ao Caminhantes, pois tenho utilizado muitos dos seus percursos.
    Grande abraço.

• Foto af Caminhantes

Caminhantes 11-04-2017

Obrigado pelo comentário Grande Mestre!