Tid  7 timer 10 minutter

• Landskab

2,4
4,8

tæt på Alvoco da Serra, Guarda (Portugal)

Este percurso foi idealizado tendo por base a rede de percursos pedestres que constam no Mapa do Parque Natural da Serra da Estrela (escala 1/25000) e em parte pela informação do portal da Beira (circuito 1), respeitando o sentido recomendado, mas excluindo a subida às ruinas do terminal do teleférico, nos Piornos, e evitando algum caminho por asfalto (Senhora da Estrela - Torre).

Por comodidade optamos por iniciar o percurso na Torre e junto ao radar que se localiza mais a sul, rumando a sudeste em direção ao “jardim” de mariolas plantadas por quem se limita a visitar o espaço da Torre, pelo que a orientação inicial se fez apenas pelo mapa, acima referido, até às proximidades do cervunal do Alto da Torre, que fica junto às ravinas usadas como corredores de escalada invernal, encontrando aí as primeiras marcas do trilho (traço vermelho, complementados por mariolas), que nos acompanham até ao corte para o Espinhaço do Cão (trilho do Major). Desde este ponto, seguimos até à Torre por parte do percurso do PR6-Rota do Glaciar, orientando-nos agora com as marcas vermelhas e amarelas, complementadas também por mariolas.

Este foi um trilho de montanha muito agradável de fazer, repleto de paisagens fantásticas, ou não estivéssemos na Estrela e, embora se classifique com algum grau de exigência devido ao desnível acumulado, desde que feito fora dos rigores das estações do ano é perfeitamente acessível a quem está habituado a trilhos de montanha, pese embora que, neste dia, a falta de vento e o calor sentido na metade final do percurso nos tivesse obrigado a longas paragens, aproveitando as sombras junto às giestas que ladeiam a estrada perto do Covão da Mulher e no refrescante túnel de passagem de águas, junto ao trilho do Major (Km 7,6), e que passa debaixo da estrada (N339), pelo que ao tempo total de percurso devem ser descontadas 2 horas.

RECOMENDAÇÕES:
. Cuidado com o excesso de calor. Nesta altura do ano escasseiam os pontos de água pelo que se recomenda uma boa provisão deste precioso líquido, que se revelou essencial quando realizamos este percurso (a fonte da Senhora da Boa Estrela não tinha água).

IMFORMAÇÃO ÚTIL EM:
. www.adventuremaps.pt
. http://beira.pt/turismo/serra-da-estrela/circuitos-turisticos/circuito-1-a-alta-montanha/circuito-1-percurso-pedestre/

Paredão frontal da Barragem do Covão do Ferro e Covão da Mulher

Cervunal do Alto da Torre

Cervunal 2 e vista para a barragem e Covão da Mulher

Cervunal 3

Bjergpas

Corredor invernal de escalada 1

Corredor invernal de escalada 2

Espinhaço de Cão e vista para paredes de escalada.

fortøjningsplads

Subida para Torre e vista para Cântaro Raso

Torre à Vista

læskur / shelter

Túnel passagem águas (refugio do calor)

Vista Nave Sto António e Poio do Judeu

Corredor invernal de escalada e vista para Barragem Padre Alfredo ou do Covão do Ferro

Information

Vista para Três Irmãs

É assim que eu as vejo e por isso lhes dou o nome.

Campos de Piornal com vistas para a Torre, Terroeiro e Alto da Pedrice.