julioettore

Tid i bevægelse  en time 4 minutter

Tid  2 timer 58 minutter

Koordinater 690

Uploadet 5. marts 2019

Optaget marts 2019

-
-
668 m
190 m
0
1,0
2,1
4,12 km

Vist 623 gange, downloadet 33 gange

tæt på Macacos, Santa Catarina (Brazil)

Trilha para o Pico da Pedra, cume com 667 metros no município de Camboriú/SC.

É um dos picos mais altos e mais procurados da região da foz do Itajaí para uma vista panorâmica. A trilha é bem aberta, a mata é bem preservada e proporciona um contato muito interessante com a natureza. A vista é muito boa também.

Muitos tracklogs começam de um ponto bem anterior, na base do morro, quando a subida se dá por estrada. Apesar de não estar em estado excelente, é perfeitamente possível subir esta estrada com um carro 1.0 (foi o meu caso) - especialmente se for um período de três ou mais dias de sol forte. Suba até o ponto de início deste tracklog, até o Sítio Brilho Verde. Ali dá pra estacionar e tem um casal que vende um caldo de cana delicioso.

A partir daí, é só seguir a estrada. Ela segue passando por uma mineradora e por mais algumas casas, até virar trilha propriamente dita. Praticamente todo o caminho é também por onde escorre a água nas chuvas e, como há uma boa cobertura vegetal, ele fica úmido mesmo depois de vários dias de sol. Tem bastante barro e risco de escorregar. Se tiver chovido no dia anterior, tome bastante cuidado. Fiz a trilha com 4 dias de tempo aberto e calorão e ainda havia barro e rochas molhadas em alguns pontos.

A subida cansa. São 400 metros, morro acima, com declividade forte. Mais pro fim, é preciso usar as mãos pra escalar e tem até cordas pra ajudar. Nada impossível, mas tem que ter muita atenção pra não escorregar.

No cume, dá pra ver de Governador Celso Ramos a Navegantes, pegando, principalmente, Itapema e Balneário Camboriú. A Norte, vê-se o Morro do Baú e boa parte do Vale do Itajaí.

E a "pedra"? Bem, ela, que dá nome ao pico, tem uns 8 metros e pode ser escalada com a ajuda de cordas e de uma corrente. Ficar lá em cima não é tão fácil assim, já que seu topo é meio pontudo. Vale pelo desafio de subir com cordas, mas a vista não muda muito em relação ao resto do cume.

Pelos riscos de escorregões e forte declividade, classifico como moderada.
foto

Começo

foto

Cerca

foto

Sinalização

foto

Esquerda

foto

Escalaminhada

foto

Pico

Kommentarer

    Du kan eller denne rute