Tid  8 timer 54 minutter

• Bedømmelse

• Let at følge

• Landskab

tæt på Bandeira, Porto (Portugal)

Este percurso tem duas partes distintas:
1ª Parte - Percurso Gaia-Espinho realizado pelo passadiço marítimo (23Kms);
2ª Parte - Percurso Espinho-Gaia realizado de comboio (17Kms).
Iniciou-se o percurso junto à Estação da CP General Torres, em Gaia (Como o regresso é de comboio é aconselhável deixar o carro no parque da estação), desce-mos a rua até ao cais da ribeira de Gaia para contemplar, do outro lado do rio, o velho casario da cidade invicta... O Rio Douro desperta-nos a atenção com as suas replicas de barcos rabelo, as caves do vinho do Porto estimulam o nosso paladar, mas não havendo tempo para as provas do precioso néctar, segui-mos até ao cais de São Pedro da Afurada e daí, após visita à foz do rio Douro e à zona de Reserva Natural do Estuário do Douro, caminhou-se sempre junto às praias do município de Vila Nova de Gaia até Espinho.
Vila Nova de Gaia é conhecida pela sua extensa faixa costeira, com aproximadamente 15 km de areal. É o concelho do país com mais praias ostentando o prémio Bandeira Azul. A requalificação de toda esta área contemplou a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer a frente de mar livre de trânsito, ligando a praia de Lavadores a Espinho.
Ao longo da costa, existem vários locais de interesse para além da atividade balnear, entre os quais se destacam a Capela da Senhora da Pedra em Miramar, a vila piscatória da Aguda e finalmente, o lugar da Granja, uma das mais famosas antigas estâncias balneares portuguesas. A Granja é ainda conhecida por ter sido o local onde Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude, e fonte de inspiração para os elementos marítimos das suas obras.
O percurso é extenso mas fácil, sendo verdadeiramente espetacular. Pelo caminho há bons locais para petiscar, descansar e refrescar as gargantas secas. Para quem gosta de fotografia este é, sem dúvida, um percurso a realizar!

TRILHAS NA ORLA MARÍTIMA
ORLA MARÍTIMA GAIA - ESPINHO
ORLA MARÍTIMA PORTO - VILA DO CONDE
ORLA MARÍTIMA VILA DO CONDE - MARINHAS
ORLA MARÍTIMA MARINHAS - VIANA DO CASTELO
ORLA MARÍTIMA VIANA DO CASTELO - CAMINHA

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.