quinajoão

Uploadet 11. maj 2020

Optaget maj 2020

5,7

tæt på Montezinho, Bragança (Portugal)

É um percurso circular, não totalmente marcado (encontram-se algumas marcas de trilhos homologados, presumo, existentes na mesma zona), com início e fim na aldeia de Montesinho.
Desenvolve-se por estradões/caminhos de piso ótimo e trilhos bem definidos entre a aldeia de Montesinho, Lama Grande e as barragens da Serra Serrada e Veiguinhas.
Trata-se de um percurso relativamente fácil apesar da sua extensão, com vistas panorâmicas fantásticas e locais que apelam à contemplação (barragens e Lama Grande)
Tem como principais pontos de interesse:
1. A aldeia de Montesinho - uma das aldeias mais bem conservadas do parque.
2. As duas barragens de abastecimento de água a Bragança - Serra Serrada e Veiguinhas.
3. A Lama Grande - casa (criminosamente, em estado avançado de destruição interior) e o amplo espaço/prado envolvente.
4. As múltiplas formações rochosas que assumem, muitas delas, figuras interessantes.
5. As vistas panorâmicas disponibilizadas de diversos pontos do percurso (alguns assinalados).
Notas:
1. A extensão do percurso pode ser reduzida para cerca de: a) 15 km, se se iniciar e terminar na barragem da Serra Serrada; para tal, ao km 20, em vez de se seguir pelo caminho da direita em direção ao açude da Gralha, deve-se continuar em frente em direção à barragem da Serra Serrada (o estradão do cruzamento da aldeia de Montesinho para a barragem está perfeitamente transitável); b) 19 km, se ao km 17.5 ("miradouro dos canos da água"), se descer em direção a aldeia de Montesinho por um caminho/trilho que segue ao longo da conduta da água e conduz diretamente à aldeia (ver - " Montesinho (1): Montesinho, Serra Serrada, Lama grande, Veiguinhas").
2. Para quem gostar de ver os montes floridos, a altura ideal para se fazer este percurso é entre o dia 10 de abril e o dia 10 de maio.
parkering

Aldeia de Montesinho (início e fim do percurso)

Miradouro do 'picoto'

Barragem da Serra Serrada

Lameiro e origem da albufeira da Serra Serrada

træ

Prado da Lama Grande (1)

læskur / shelter

Casa da Lama Grande

Esta casa, pertença do Parque, já teve utilização turística. Atualmente encontra-se abandonada e completamente degradada.
træ

Prado da Lama Grande (2)

Miradouro da Barragem das Veiguinhas

Barragem das Veiguinhas

Miradouro (Bragança e serra de Nogueira)

Miradouro (canos da água)