Afstand

14. september 2021

Optaget

september 2021
Vær den første til at klappe
Del

tæt på Cristóvão Colombo, Espírito Santo (Brazil)

Fonte IBGE - Autor Otávio Paes
“O Monte Mochuara é habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau-d'alho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim. Sua fauna é composta de beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos. A imponência do monte, serviu de referência para os viajantes e aventureiros que, nos primeiros séculos do Brasil, percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e riquezas minerais. Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à Baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá". Do monte descia o Rio Cariacica, que deu nome ao Município.”
Deixamos o carro num enorme estacionamento ao lado do Centro de Reabilitação Religioso. Ele é grátis.
Inicialmente segue-se pela estrada de terra até torna-se uma trilha. Esse início é sombreado. Por causa do calor repentino anunciando a chegada da primavera somos surpreendidos ao descermos do carro por um som alto e estridente. Centenas de cigarras machos cantam para atrair uma fêmea para acasalar.
Nesse trecho há uma placa com o significado de Monte Mochuara: Lençol Branco
Um grupo numeroso subia a nossa frente. Há trechos de lajes que podem ser evitados usando as trilhas à esquerda. Ou trechos mais fáceis de trepa-pedra à direita fugindo do uso intenso das cordas. Pois nem sempre há grampos para fixá-las. Sugiro levar uma fita solteira grande para colocar nos blocos de pedra e fixar a corda ali. Evitando o atrito da corda na pedra.
No cume há um bom trecho de mata com vários locais de acampamento e alguns com mirante. O lixo começa a se acumular no local. Além disso a restos de fogueiras deixados. Atitudes incompatíveis com um meio ambiente saudável.
Kryds

Bifurcação e Mirante: 10:26. 11:28. 11:35.

Direita: 8:31. 13:59.

Esquerda: 8:33.

Grampo: 9:27.

Início das lajes: 9:06. 13:20.

Início: 8:19. 14:11.

Laje: 9:55.

Mirante 2: 11:31.

Mirante: 8:55.

Bjergtop

Monte Mochuara: 10:37 / 11:21.