gvogetta
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão
  • Foto af Monte Araçatuba - Trilha de Ascensão

Tid  31 minutter

Koordinater 1118

Uploaded 7. juni 2011

Recorded maj 2011

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1.669 m
890 m
0
1,3
2,6
5,23 km

Vist 6307 gange, downloadet 217 gange

tæt på Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Subida ao cume do Monte Araçatuba (prox. da localidade de Matulão, vindo de Curitiba pela pela BR-376, município de Tijucas do Sul - PR) com pernoite em acampamento selvagem e exploração das adjacências. A tracklog marca desde a base de saída para o ataque, no sítio ao pé da Serra do Papanduva (ponto de estacionamento) até a região dos cumes, passando por uma área intermediária de platô ("laço" visível no mapa da tracklog) onde alguns grupos costumam acampar.

É provavelmente a montanha mais fria do Paraná, pois encontra-se numa posição geográfica que a faz receber ventos diretamente do sul e da região litorânea. Por estar situado numa espécie de corredor de encontro de massas de ar, o tempo e visibilidade ali costumam ser bastante instáveis.

A rota ilustrada com esta tracklog é a rota chamada "normal", "frontal" ou caminho sul.

A trilha é bem evidente, mas nos trechos de campo aberto oferece alguma dificuldade pois não é sinalizada e há caminhos erráticos realizados pelo gado, que pasta solto na área, o que muitas vezes pode confundir quem não conhece a área ou mesmo não está acostumado a seguir trilhas.

A trilha é bastante exposta ao sol e ventos, sendo que mais de 4/5 dela são percorridos em área aberta, de campos, sem qualquer proteção da mata. É recomendável carregar de água no segundo ou no terceiro riacho que se cruza na trilha, pois o primeiro é arriscado para consumo em face da presença de animais em casas próximas. Face à presença de gado nos campos, recomenda-se tratar a água captada com Clorin ou similar para consumo seguro.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE:

Minimize o impacto de sua passagem na região. Leve consigo de volta todo o seu lixo e preserve o local. Não arranque plantas e não produza poluição sonora com rádios ou música alta. NÃO FAÇA FOGO ou descarte bitucas de cigarro, apague-as com água e traga de volta consigo e seu lixo, pois a região é extremamente sensível a incêndios. NÃO URINE ou defeque nas proximidades dos rios ou mesmo na trilha.

Se cada um fizer a sua parte manteremos facilmente a trilha limpa e teremos um meio ambiente cada vez melhor!

No mais, aproveite a trilha e a natureza do seu entorno!

View more external

2 kommentarer

  • Rat_1969 31-08-2013

    I have followed this trail  View more

    Esta montanha está se tornando um clássico para quem é aqui de Santa Catarina, junto com outras montanhas da região e a travessia dele até o Crista. É uma caminhada fácil e agradável, boa para manter-se em forma. Lilndo visual em dias ensolarados! Vale a pena!!!

  • Foto af BrennoLiz

    BrennoLiz 07-09-2013

    Lugar muito bonito! Valeu!
    Brenno - Joinville/SC

You can or this trail