3,2
6,5

tæt på Louriçal do Campo, Castelo Branco (Portugal)

Caminhada organizada pela associação Cantar de Cuco, do Louriçal do Campo, decorrendo em grande parte pelo traçado do PR1-Rota da Gardunha.
Depois de um circuito breve pelas ruas do Louriçal, a caminhada prossegue subindo até à antiga colónia de férias, continuando a subir daí até à divergência da variante do PR-1, a variante PR-1.1
O percurso continua agora em patamar, destacando-se a ampla vista para o campo albicastrense que pode ser melhor apreciada a partir do Miradouro do Cuco, um local devidamente equipado com mesas, bancos e caixotes de lixo para uma paragem retemperadora.
Chegando à aldeia de Casal da Serra, inicia-se a melhor parte do percurso que é um pouco desafiante, sendo feita pelas levadas (uma passagem pouco amiga de quem tem vertigens) até ao Ocreza, passando por sucessivos antigos moinhos e cruzando o rio 3 vezes.
Depois da aldeia da Torre e já chegando ao Louriçal, despedimo-nos do Ocreza e entramos na aldeia, onde concluímos a caminhada.