Tid  3 timer 41 minutter

Optaget oktober 2015

2,4
4,8

tæt på Cubo, Guarda (Portugal)

Nesta primeira etapa arrancamos dos bombeiros da guarda sempre a descer passando por cubo e prado. Em prado encontrámos o primeiro atalho conhecido graças aos locais (ainda andámos perdidos). Junto à fonte que temos assinalada em prado sobe-se junto a casa com os cultivos ao nosso lado esquerdo sem vedações ou cães inesperados. Assim que se apanha a estrada de alcatrão corta-se logo à direita numa trilha que nos leva a passar por castanheiros em direção a chãos e vila de pêro soares. Chegados a pêro soares passámos no bar do pescador e inicíamos a subida desta etapa para chegar à dita cascata. Muita atenção nesta fase, a subida efetua-se ribeira acima, pedra a pedra molhada e escorregadia e com mato e silvas, mas vale bem a pena. Depois disto chega o verdadeiro desafio! Subir em corta mato com a barragem imponente do lado direito para poder chegar à M556 (muito exigente físicamente). Chegados à estrada, dirigimo-nos para a barragem do caldeirão e descansámos no miradouro do mocho real onde pudemos contemplar a paisagem maravilhosa e a subida vertiginosa pelo meio do mato que efetuámos.