Tid  7 timer 30 minutter

Koordinater 2015

Uploadet 6. maj 2018

Optaget maj 2018

  • Bedømmelse

     
  • Information

     
  • Let at følge

     
  • Landskab

     
-
-
486 m
113 m
0
5,8
12
23,16 km

Vist 690 gange, downloadet 11 gange

tæt på Vila Boa do Bispo, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Dois Rios, Dois Mosteiros pertence à rede de percursos pedestres do Marco de Canaveses. É um percurso pedestre de pequena rota, marcado nos dois sentidos e está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. O trilho apresenta algumas falhas na marcação, provavelmente por desgaste do tempo e alguns troços estão a precisar de ser limpos devido à vegetação estar a começar a tapar o caminho.

O percurso é de tipologia linear, que se desenvolve por caminhos rurais e urbanos, entre os rios Tâmega e Douro e os Mosteiros de Santa Maria de Vila Boa do Bispo e S. João de Alpendorada. Tem uma distância de 12 Kms, e realiza-se em 3,30 horas, para nós, que fizemos o regresso pelo sentido inverso foram 24 Kms, realizados em 7,30 horas (incluindo 1 hora de paragem). Este percurso está classificado com nível de dificuldade médio (que concordamos) e é de âmbito cultural, histórico, paisagístico e pedagógico.

Ficha Técnica
Nome Dois Rios Dois Mosteiros
Código MCN PR2
Tipologia Linear
Distância 12Km
Duração aproximada 3:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e urbanos
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Vila Boa do Bispo ou Alpendorada
Local de Chegada Alpendorada ou Vila Boa do Bispo
Coordenadas geográficas
Vila Boa do Bispo - N41º07'48'' W08º13'14''
Alpendorada - N41º04'53'' W08º14'14''

SOBRE O CONCELHO E OS MOSTEIROS
O baixo concelho do Marco de Canaveses convive com a proximidade de dois rios, Tâmega e Douro. Estes rios, para além do forte impacto paisagístico, influenciaram durante séculos o crescimento e desenvolvimento da população, que marcaram também a fundação de um mosteiro dos Cónegos Regrantes do século X, na margem esquerda do rio Tâmega (Vila Boa do Bispo), e a fundação de um mosteiro beneditino do século XI, na margem direita do rio Douro (Alpendorada).

IGREJA E MOSTEIRO DE VILA BOA DO BISPO
Fundado em 990 por D. Mónio Viegas, o Gasco (SW de França), pelo voto na vitória da batalha de valboa contra os mouros.
Os seculos XVII e XVIII foram cruciais para a modernidade do mosteiro e da igreja. Túmulos medievais, frescos e azulejos são o património conventual. A igreja, com fachada barroca, contém um programa do séc. XVIII: talha barroca nacional (retábulos mor e colaterais) e joanina (sanefa do arco cruzeiro, capela de Sª das Neves, tribuna do órgão, cadeirado do coro alto) e azulejos de motivo avulso (capela-mor). Uma intervenção recente permitiu obras de restauro e a devolução do reboco ao granito que o requeria.

IGREJA E MOSTEIRO DE S. JOÃO DE ALPENDORADA
Fundação do inicio do séc.XI. Obras no mosteiro nos seculos XVII e XVIII; na igreja, seculo XVIII. Barroco clássico na fachada da igreja e talha dos estilos joanino, rococó e transição rococó-neoclássico (Frei José Vilaça, beneditino de Tibães).
Portal da fachada norte do convento com estruturas e ornamentação barrocas, rococó e neoclássicas envolvendo a pedra de armas. António Vieira de Magalhães foi proprietário e primeiro visconde e barão de Alpendorada.
Waypoint

MOSTEIRO DE VILA BOA DO BISPO

Waypoint

CAPELA SANTO ANTÓNIO

Waypoint

ESPIGUEIRO

Waypoint

MOINHO

Waypoint

IGREJA DE FAVÕES

Waypoint

CAPELA SANTA EULÁLIA

Waypoint

IGREJA DE ARÍZ

Waypoint

PANORAMA RIO TÂMEGA

Waypoint

PANORAMA BARRAGEM TORRÃO

Waypoint

CRUZEIRO

Waypoint

MARCO GEODÉSICO

Waypoint

PANORAMA RIO DOURO

Waypoint

CAPELA SÃO SEBASTIÃO

Waypoint

CONVENTO DE ALPENDORADA

Waypoint

CAFÉ

Waypoint

LAVADOURO

1 kommentarer

Du kan eller denne rute