Aktivitet

Contorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo

Download

Rutefotos

Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo

Ophavsmand

Rutestatistik

Afstand
88,3 km
Positiv højdeforskel
4.380 m
Sværhedsgrad
Svær
Negativ højdeforskel
4.380 m
Max Højde
560 m
TrailRank 
99 4,9
Min Højde
-8 m
Rutetype
Løkke
Tid
5 dage 9 timer 48 minutter
Koordinater
13064
Uploadet
3. december 2021
Optaget
november 2021
  • Bedømmelse

  •   4,9 5 Anmeldelser

tæt på Papagaio, Rio de Janeiro (Brazil)

Vist 3102 gange, downloadet 164 gange

Rutefotos

Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Foto afContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo

Rutebeskrivelse

Contorno da Juatinga – Farol da Juatinga e Cachoeira do Saco Bravo

Iniciamos na Vila do Oratório seguimos para Praia do Curupira, atravessamos o Saco do Mamanguá de barco e seguimos pela trilha do outro lado do Mamanguá, passando pelas praias do Baixio, do Cruzeiro e do Engenho, cruzamos a montanha para chegar à praia Grande da Cajaíba e continuamos a trilha passando pelas praias Itaoca, Calhaus, Itanema e Pouso da Cajaíba. Após subirmos o morro novamente, chegamos à praia da Sumaca e Farol da Juatinga (Ponta da Juatinga). Nosso caminho seguiu para as praias Martin de Sá, Cairuçu das Pedras e Ponta Negra. De Ponta Negra fomos para a Cachoeira do Saco Bravo retornamos a Ponta Negra e seguimos para as praias do Galhetas, dos Antiguinhos, dos Antigos, do Sono e finalmente retornamos para a Vila do Oratório completando o contorno da Juatinga.
A vantagem deste percurso é não depender de resgate ou transporte para chegar ao local onde deixamos o carro estacionado. O trecho que percorremos de barco foi de apenas 1,5 km para cruzar da praia do Curupira para a primeira praia do outro lado do Mamanguá o restante foi todo caminhando.
Fizemos o contorno em 6 dias, nossos pernoites foram :
Primeira noite: Praia do Cruzeiro
Segunda noite: Praia do Pouso da Cajaiba
Terceira noite: Praia da Sumaca
Quarta noite: Praia de Cairuçu das Pedras
Quinta noite: Praia da Ponta Negra

Gravamos os tracklog de cada dia separados e neles estão as descrições mais detalhadas de cada dia.

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/vila-do-oratorio-x-praia-do-cruzeiro-contorno-da-juatinga-dia-1-89910672

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-do-cruzeiro-x-praia-do-pouso-da-cajaiba-contorno-da-juatinga-dia-2-89910758

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-do-pouso-da-cajaiba-x-praia-da-sumaca-contorno-da-juatinga-dia-3-89910867

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-da-sumaca-x-praia-de-cairucu-das-pedras-contorno-da-juatinga-dia-4-90001741

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-de-cairucu-das-pedras-x-praia-da-ponta-negra-contorno-da-juatinga-dia-5-90023391

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-da-ponta-negra-x-cachoeira-do-saco-bravo-x-vila-do-oratorio-contorno-da-juatinga-dia-6-90036534

Resumo:

Primeiro dia:

Iniciamos o primeiro dia na Vila do Oratório e seguimos para a praia do Curupira, neste trecho temos uma primeira subida em seguida uma descida suave e depois o terreno fica plano e vai acompanhando um brejo que está à esquerda da trilha, tem vários lamaçais no caminho até cruzarmos o brejo, aqui o brejo foi aterrado para passar a trilha. Mais à frente pegamos um atalho à esquerda que sobe um morro íngreme para alcançar a trilha que segue para a Curupira.
Assim que chegamos em Curupira tomamos um barco para desembarcar na primeira praia, mas o barqueiro disse que o morador de lá fechou a trilha, desembarcamos na praia ao lado e curiosamente ninguém soube informar o nome dessa praia. Seguimos a trilha para a Praia do Cruzeiro passando pela bifurcação que vai para a Cachoeira do Rio Grande, praia do Mané do Gás, praia do Baixio (com a maré alta são várias prainhas) e finalmente chegamos à Praia do Cruzeiro, onde pernoitamos.
Foram 14 km em 5 h de caminhada.

Segundo dia:

Pegamos a trilha antes das 8h e seguimos para a Praia do Engenho, passamos por diversas prainhas que não sei o nome e é um sobe/desce de pequenos morros para percorrer 5 km e chegar no Engenho, esta é a praia mais bonita das que eu conheço no Saco do Mamanguá, e para completar sua beleza existe uma cachoeira pertinho da praia. Depois veio o trecho que considero o mais difícil de todo o contorno, a subida da montanha para cruzar para a praia Grande da Cajaiba. São 420 metros de desnível em 2 km de trilha é semelhante à subida do Pão de Açúcar do Mamanguá e a descida é mais suave. Na Praia Grande tem 1 km de areia fofa para percorrer debaixo de sol. No final da praia paramos para almoçar num quiosque e foi aí que ganhamos um companheiro de trilha inseparável. Após o almoço fomos na cachoeira da Praia Grande em seguida seguimos caminho. Cruzamos mais 3 praias, Itaoca, Calhaus e Itanema para finalmente, após 5 km, chegar ao final da praia do Pouso da Cajaiba onde conseguimos uma suíte para descarregar as coisas e tomar um merecido banho.
Foram 14,5 km em 7 h de caminhada.

Terceiro dia:

Após o café da manhã partimos para a trilha em direção à praia da Sumaca as 7:20 h. Mais uma subida pela frente 2,5 km de trilha para subir 330 metros de desnível, apesar do desnível é uma subida tranquila. Em 3 horas vencemos os 5 km e chegamos na praia da Sumaca. Fomos recebidos pelo Sr. Manequinho, dono do camping, trocamos meia hora de prosa, montamos acampamento e ficamos curtindo a praia enquanto o Manequinho preparava um pf de peixe pra gente. Após o almoço pegamos a trilha para o Farol da Juatinga, são 3,5 km, o dia estava nublado e até pegamos uma garoa no caminho, mas chegando lá a chuva já tinha parado. O Farol em si não tem muita graça, mas o visual de lá é bem bonito, mesmo com a baixa visibilidade do dia nublado; num dia de sol deve ser lindo demais. ´Voltamos para a praia, tomamos um banho frio, não tem eletricidade para o chuveiro só há uma placa solar que pode recarregar celular e tocar um radinho. Ficamos na praia curtindo o final de tarde antes de jantar um peixe preparado na água de coco, muito gostoso.
A trilha da praia do Pouso até Sumaca tem 5 km que percorremos em 3 horas.
A trilha do Farol são 7 km ida e volta percorridos em 3 horas e meia mais meia hora curtindo o visual do farol.

Quarto dia

Acordamos com a luz da lua e céu estava estrelado, esperamos o sol nascer desmontamos acampamento e partimos para a trilha novamente. Despedimos do Manequinho e partimos pra trilha às 7:20 h, a subida é semelhante à do dia anterior, porém tem três trechos desmatados e expostos ao sol.
Já tínhamos caminhado 2,5 km e terminado a subida quando encontramos uma jararacuçu ao lado da trilha. Para nossa sorte ela fez um barulho nas folhas secas se preparando para dar um bote, parei e fiquei observando aquele rabinho fino parecido com rabo de rato se mexendo, pequei a máquina fotográfica e tirei umas fotos utilizando zoom e sem mexer na folha de samambaia que escondia a cobra. Não tinha como prosseguir com a cobra ali ao lado da trilha, resolvi levantar a folha com o stick para observar que espécie se tratava, imediatamente a cobra deu um bote na minha direção, recuei e ela deu um segundo bote, recuei novamente e tentei afastá-la com o stick quando ela deu o terceiro bote, em seguida utilizei os dois sticks para empurrá-la barranco abaixo ao lado da trilha e ela então seguiu em frente sem tentar se esconder na vegetação. Eu só queria sair dali nem tentei tirar mais nenhuma foto. Eu nunca tinha visto uma cobra como aquela, mais de 1,5 metros de comprimento e de uns 7 ou 8 cm de diâmetro e uma agressividade absurda. Minha perneira não ofereceria proteção contra uma cobra desse tamanho.
Prosseguimos a trilha para chegar logo à bifurcação e tomar a trilha rumo a Martim de Sá, esta mais larga e limpa. Chegando a Martim de Sá encomendamos o almoço e fomos conhecer a praia. É uma linda praia e na próxima vez pretendo acampar lá, o camping é o mais estruturado dos que vi na Juatinga. Após o almoço pegamos a trilha para a praia de Cairuçu das Pedras chegando lá às 15:30, foram duas horas de caminhada. Fomos direto para a casa do Sr. Juvino conversamos um tempo com ele e fomos conhecer a praia. A praia justifica o nome, possui uma enorme quantidade de pedras no mar. No canto da Praia deságua uma cachoeirinha e os moradores fizeram uma piscina de cimento e pedra. A noite jantamos um excelente pf preparado pela filha do Juvino e fomos dormir.
Neste dia caminhamos 11 km em 5 horas.

Quinto dia:

Como de costume acordamos cedo tomamos café e partimos,às 7:30h para o que achávamos que seria o dia mais difícil. Para nossa surpresa, apesar do grande desnível a vencer de 500 metros, a subida não é íngreme e o trecho com pedras e erosão é curto, foi bem fácil chegar ao ponto mais alto da trilha. A descida é mais íngreme, erodida e com muitas raízes expostas é necessário atenção para descer com as cargueiras. Às 11:30 h chegamos na casa do Sr Luiz e ficamos numa suíte, deixamos as cargueiras e fomos conhecer a praia e almoçar. À tarde fomos no poço da Julia e voltamos para praia onde ficamos curtindo o final da tarde e jantamos no restaurante do Teteco.
A praia da Ponta Negra é pequena e bonita, no lado direito da Praia tem a foz de um riacho que passa por entre grandes pedras e forma pequenos lagos na areia.
Foram 6,5 km de trilha em 4 horas.

Sexto dia:

Como combinado no dia anterior encontramos o guia Valdeci (conhecido como Ci) e tomamos café na padaria da Estela e Rafa. Às 6:30 h iniciamos a trilha da Cachoeira do Saco Bravo. Logo a trilha começa a subir o morro e depois de passar a Pedra do descanso entra na mata até encontrar a costeira. No alto da costeira já temos uma linda vista da Cachoeira e seu poço. É realmente uma formação espetacular. A piscina tem uma parte rasa e uma funda permitindo um bom banho. O nome Saco Bravo se deve ao fato de que o mar ali é bem agitado e eventualmente passa por cima das Pedras. Depois da morte de uma turista no local o INEA (Instituto Estadual do Ambiente – RJ) tornou obrigatória a contratação de guia credenciado. Retornamos à vila, chegando às 11:20h. Arrumamos nossas mochilas e partimos em direção ao Oratório. Passamos pela Praia das Galhetas. Subimos um morro e já descemos próximo da Praia dos Antiguinhos: pequena, linda e deserta. Em seguida a praia dos Antigos, esta um pouco maior e igualmente linda e deserta. A trilha segue e sobe um morro e no seu ponto mais alto há um mirante onde se tem uma vista deslumbrante da Praia do Sono. Paramos num quiosque da praia do Sono e almoçamos um PF de peixe grelhado. Às 15:35 h com as forças repostas seguimos caminho para a Vila do Oratório, onde o carro estava estacionado chegando lá às 17:10 h.
A trilha da cachoeira do Saco Bravo tem 9 km ida e volta foram 4 horas de trilha mais uma hora curtindo a cachoeira.
A trilha da Praia da Ponta Negra até a Vila do Oratório tem 9 km que percorremos em 4 horas e meia.

Dicas:
Estacionamento na Vila do Oratório, Camila 24-988158759 WhatsApp.
Barco na Praia do Curupira - Gilberto 24-999516466 WhatsApp.
Praia do Cruzeiro – Pousada – Daiane 24-999058862 WhatsApp.
Praia do Cruzeiro – Restaurante do Orlando
Praia do Pouso da Cajaiba –Suítes – Natália 24-999056739 WhatsApp
Praia do Pouso da Cajaiba - Restaurante da Ana.
Praia da Sumaca – Camping do Manequinho (serve refeição)
Praia Martim de Sá - Camping do Maneco - 24-999997072 Alexandre (serve refeição)
Praia de Cairuçu das Pedras - Suite - Sr. Juvino - 999065685 WhatsApp
Praia da Ponta Negra – Suítes – Sr Luiz - 24-999039858 WhatsApp.
Praia da Ponta Negra – padaria da Praia - doces, lanches e café da manhã.
Praia da Ponta Negra – Restaurante do Teteco.
Guia para a cachoeira do Saco Bravo – Valdecir (Ci) – 24-999430435 WhatsApp
***********************************************
A trilha é 100% dentro da mata Atlântica. Por ser na mata a possibilidade de acidente com cobra é real, se encontrar alguma nunca a mate, pois ela está no seu habitat e você é o intruso; desvie ou retire-a do caminho utilizando um galho. O uso de botas e perneiras são indispensáveis.
Tem cursos de água e nascentes por todo o percurso, indiquei a maioria no tracklog dia/dia.
É possível fazer a trilha sem levar comida para almoço e jantar, mas pode ocorrer de alguns quiosques estarem fechados nos dias de semana.
A maioria das praias tem suítes ou quartos para pernoite, mas são poucos e podem estar ocupados, se optar por não levar barraca reserve os pernoites com antecedência.
Todos os locais em que ficamos e comemos são de moradores locais, a maioria nasceu e se criou na Juatinga. É importante respeitar a cultura e a religião deles.


Gravado com Etrex 32x

Waypoints

Foto afEstacionamento

Estacionamento

IkonKryds Højde -2 m
Foto afSeguir à esquerda Foto afSeguir à esquerda

Seguir à esquerda

subir o morro na trilha íngreme e discreta à esquerda

IkonUdsigtspunkt Højde 49 m
Foto afFundo do Saco do Mamanguá Foto afFundo do Saco do Mamanguá Foto afFundo do Saco do Mamanguá

Fundo do Saco do Mamanguá

IkonStrand Højde -2 m
Foto afPraia da Curupira Foto afPraia da Curupira Foto afPraia da Curupira

Praia da Curupira

IkonStrand Højde 2 m
Foto afPraia Foto afPraia Foto afPraia

Praia

IkonStrand Højde 6 m
Foto afPraia Mané do Gás Foto afPraia Mané do Gás Foto afPraia Mané do Gás

Praia Mané do Gás

IkonStrand Højde 7 m
Foto afPraia Foto afPraia Foto afPraia

Praia

IkonStrand Højde 2 m
Foto afPraia do Baixio Foto afPraia do Baixio Foto afPraia do Baixio

Praia do Baixio

IkonStrand Højde -4 m
Foto afPraia do Cruzeiro Foto afPraia do Cruzeiro Foto afPraia do Cruzeiro

Praia do Cruzeiro

IkonStrand Højde 8 m
Foto afPraia Foto afPraia

Praia

IkonStrand Højde 6 m
Foto afPrainha Foto afPrainha

Prainha

IkonStrand Højde 5 m
Foto afPraia do Engenho Foto afPraia do Engenho Foto afPraia do Engenho

Praia do Engenho

IkonVandfald Højde 29 m
Foto afCachoeira do Engenho Foto afCachoeira do Engenho Foto afCachoeira do Engenho

Cachoeira do Engenho

IkonStrand Højde 8 m
Foto afPraia Grande da Cajaíba Foto afPraia Grande da Cajaíba Foto afPraia Grande da Cajaíba

Praia Grande da Cajaíba

Praia Grande da Cajaíba e sua Lagoa

IkonVandfald Højde 26 m
Foto afCachoeira Praia Grande Foto afCachoeira Praia Grande Foto afCachoeira Praia Grande

Cachoeira Praia Grande

IkonStrand Højde 2 m
Foto afPraia de Itaoca Foto afPraia de Itaoca Foto afPraia de Itaoca

Praia de Itaoca

IkonStrand Højde 2 m
Foto afPraia de Calhaus Foto afPraia de Calhaus Foto afPraia de Calhaus

Praia de Calhaus

IkonStrand Højde -2 m
Foto afPraia de Itanema Foto afPraia de Itanema Foto afPraia de Itanema

Praia de Itanema

IkonStrand Højde 24 m
Foto afPraia do Pouso da Cajaíba Foto afPraia do Pouso da Cajaíba Foto afPraia do Pouso da Cajaíba

Praia do Pouso da Cajaíba

IkonFoto Højde 33 m
Foto afCasa do Sr Manequinho Foto afCasa do Sr Manequinho Foto afCasa do Sr Manequinho

Casa do Sr Manequinho

IkonStrand Højde 5 m
Foto afPraia da Sumaca Foto afPraia da Sumaca Foto afPraia da Sumaca

Praia da Sumaca

Praia da Sumaca

IkonFoto Højde 162 m
Foto afFarol da Juatinga Foto afFarol da Juatinga Foto afFarol da Juatinga

Farol da Juatinga

IkonCampingplads Højde -29 m
Foto afCamping do Manequinho Foto afCamping do Manequinho Foto afCamping do Manequinho

Camping do Manequinho

IkonFauna Højde 277 m
Foto afJararacuçu Foto afJararacuçu Foto afJararacuçu

Jararacuçu

Jararacuçu

IkonStrand Højde 1 m
Foto afPraia de Martim de Sá Foto afPraia de Martim de Sá Foto afPraia de Martim de Sá

Praia de Martim de Sá

IkonFlod Højde 2 m
Foto afRio Foto afRio Foto afRio

Rio

IkonStrand Højde -1 m
Foto afPraia Martim de Sá e Barra do Rio Foto afPraia Martim de Sá e Barra do Rio Foto afPraia Martim de Sá e Barra do Rio

Praia Martim de Sá e Barra do Rio

Foto afCamping do Maneco - Martim de Sá Foto afCamping do Maneco - Martim de Sá Foto afCamping do Maneco - Martim de Sá

Camping do Maneco - Martim de Sá

IkonFlod Højde 58 m
Foto afRio Foto afRio Foto afRio

Rio

IkonFlod Højde 80 m
Foto afRio Foto afRio Foto afRio

Rio

IkonUdsigtspunkt Højde 118 m
Foto afPanorama Foto afPanorama Foto afPanorama

Panorama

IkonUdsigtspunkt Højde 112 m
Foto afPanorama Foto afPanorama

Panorama

IkonBro Højde 37 m
Foto afPonte Foto afPonte

Ponte

IkonUdsigtspunkt Højde 32 m
Foto afCairuçu das Pedras Foto afCairuçu das Pedras Foto afCairuçu das Pedras

Cairuçu das Pedras

IkonStrand Højde 6 m
Foto afPraia do Cairuçu das Pedras Foto afPraia do Cairuçu das Pedras Foto afPraia do Cairuçu das Pedras

Praia do Cairuçu das Pedras

IkonFoto Højde 49 m
Foto afCasa do Sr Juvino Foto afCasa do Sr Juvino Foto afCasa do Sr Juvino

Casa do Sr Juvino

IkonRisiko Højde 384 m
Foto afdescida íngreme Foto afdescida íngreme Foto afdescida íngreme

descida íngreme

IkonFoto Højde 52 m
Foto afCasa do Sr. Luiz

Casa do Sr. Luiz

IkonStrand Højde 3 m
Foto afPraia da Ponta Negra Foto afPraia da Ponta Negra Foto afPraia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra

IkonFlod Højde 125 m
Foto afPoço da Júlia Foto afPoço da Júlia Foto afPoço da Júlia

Poço da Júlia

IkonStrand Højde 4 m
Foto afPraia da Ponta Negra Foto afPraia da Ponta Negra Foto afPraia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra

IkonVandfald Højde 8 m
Foto afCachoeira do Saco Bravo Foto afCachoeira do Saco Bravo Foto afCachoeira do Saco Bravo

Cachoeira do Saco Bravo

IkonVandfald Højde 4 m
Foto afCachoeira do Saco Bravo Foto afCachoeira do Saco Bravo Foto afCachoeira do Saco Bravo

Cachoeira do Saco Bravo

IkonStrand Højde 1 m
Foto afPraia das Galhetas Foto afPraia das Galhetas Foto afPraia das Galhetas

Praia das Galhetas

IkonFlod Højde 8 m
Foto afCachoeira das Galhetas

Cachoeira das Galhetas

IkonStrand Højde 8 m
Foto afPraia dos Antiguinhos Foto afPraia dos Antiguinhos Foto afPraia dos Antiguinhos

Praia dos Antiguinhos

IkonStrand Højde 7 m
Foto afPraia dos Antigos Foto afPraia dos Antigos Foto afPraia dos Antigos

Praia dos Antigos

IkonUdsigtspunkt Højde 82 m
Foto afFoto Foto afFoto Foto afFoto

Foto

IkonStrand Højde 16 m
Foto afPraia do Sono Foto afPraia do Sono Foto afPraia do Sono

Praia do Sono

IkonUdsigtspunkt Højde 24 m
Foto afFoto Foto afFoto Foto afFoto

Foto

Kommentarer  (14)

  • Foto af Robson R. Da Silva
    Robson R. Da Silva 8. feb. 2022

    Olá Adelino. Parabéns pela volta. Eu fiz uma parecida em 2008. Mas foi em 3 dias, sem poder curtir melhor as praias. Acampei na Martin de Sá e na praia de Antiguinhos. Pretendo voltar um dia com mais tempo para subir o Corcovado, ir na Sumaca, Cairuçu das Pedras e cachoeira do Saco Bravo que eu não conheci. As praias estão bem preservadas ainda? A Grande da Cajaíba é muito linda com aquele rio do lado. Abraço.

  • Foto af aacoelho
    aacoelho 8. feb. 2022

    Olá Robson.
    A caminhada foi muito legal.
    As praias estão bem conservadas e lindas.
    A Grande da Cajaiba é a mais bonita e tem a cachoeira pertinho.

  • nmsassaki 21. mar. 2022

     

    Trilha muito bonita passando por praias lindas.

  • Foto af Walyson Machado
    Walyson Machado 9. jan. 2023

     

    Jeg har fulgt denne rute  Vis mere

    Valeu demais por compartilhar! Eu fiz parte da travessia agora no começo do ano de 2023 e foi maravilhoso! As praias são incríveis e a vista do Pico Pão de Açúcar é espetacular!
    Um trecho da trilha entre a Praia do Cruzeiro e a Praia do Engenho desmoronou, tem que pegar um barco pra passar, na praia anterior, Ponta da Romana.

  • Foto af aacoelho
    aacoelho 9. jan. 2023

    Olá Walyson, eu também gosto muito desse paraíso.
    Estive no Mamangua dia 31/12 pra subir o Pão de Açúcar e me contaram desse desmoronamento da trilha. Acho que em breve farão algum desvio.
    Obrigado pelo comentário.

  • Foto af Joana G. W.
    Joana G. W. 15. jun. 2023

     

    Jeg har fulgt denne rute  Vis mere

    Obrigada pelo caminho, as marcações estão ótimas! Fizemos agora essa trilha circular e só tenho os seguintes comentários.
    No primeiro dia para pegar a trilha para o curupira, quebrando a esquerda, o caminho está muito fechado, mas subindo pelo matagal onde está marcado no tracklog você acaba encontrando a trilha. Se você for reto pela trilha que começou na vila oratório irá parar na ponta da foice, não no curupira, e tem que dar sorte para conseguir um barco lá, mas se marcar antes com algum barqueiro pode seguir de lá, parece ser um caminho mais fácil.
    Os deslizamentos do ano passado ainda estão prejudicando a região. Então, até este momento, não é possível ir andando da praia do cruzeiro até a praia do engenho. Você tem que andar do cruzeiro até vila Romana e de lá pegar um barco até o engenho. Nem os moradores estão passando, pq disseram que está bem arriscado, com vários fios elétricos entre os destroços.
    Na ponta negra TB há deslizamento, mas dá para passar, só precisa ir com cuidado, pois tem muitas pedras soltas.

  • Foto af aacoelho
    aacoelho 15. jun. 2023

    Oi Joana
    Obrigado pela atualização.
    Realmente dá pra combinar com um dos barqueiros do Mamaguá para te esperar na ponta da foice, mas tem que combinar antes, geralmente não tem ninguém por lá.
    Estive na praia do Cruzeiro mês passado, vi as “cicatrizes” nas montanhas, os deslizamentos foram grandes por lá.
    Achei que já tinham arrumado a trilha.

  • Foto af Joana G. W.
    Joana G. W. 15. jun. 2023

    Pois é, mais de um ano se passou e ainda não arrumaram. Segundo o barqueiro que pegamos devem começar a arrumar lá para o final do ano, já que ano que vem tem eleições municipais.

  • Foto af Rodrigo Pozo
    Rodrigo Pozo 19. jul. 2023

     

    Passei neste trecho entre a praia do Cruzeiro e Engenho há 2 semanas… a trilha está bem suja e com alguns degraus altos, mas dá p passar tranquilo!

  • Foto af aacoelho
    aacoelho 19. jul. 2023

    Olá Rodrigo
    Esse trecho estava interditado até recentemente.
    Obrigado por atualizar as informações.
    Valeu.

  • Foto af Rodrigo Pozo
    Rodrigo Pozo 19. jul. 2023

    Sim, tem a placa até hoje referindo o trecho como interditado. Mas já passa. Obrigado por compartilhar seu percurso.

  • Foto af Pedrão do Brasil
    Pedrão do Brasil 8. dec. 2023

    Top demais. Em breve neste paraíso

  • Foto af João Olavo Vasconcelos
    João Olavo Vasconcelos 9. mar. 2025

     

    Jeg har fulgt denne rute  verificeres  Vis mere

    Consegui fazer com sucesso a travessia seguindo este percurso! Contudo, tem pequenos trechos para atualizar. Recomendo buscar um tracklog mais recente. Tem o meu no meu perfil.

  • Foto af aacoelho
    aacoelho 9. mar. 2025

    Olá João
    Sim, tem um trecho que foi atingido por deslizamento da encosta, uma tragédia que vitimou uma família local.
    Obrigado pela atualização.

Du kan eller denne rute