Moving time  59 minutter

• Landskab

1,0
2,0

tæt på Ribeirão das Pedras, Mato Grosso (Brazil)

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais, cortada por diversas serras como a Serra do Tombador, Quitanda, Cancela, Santa Rita, Cuiabazinho, ao Centro temos as Serras de Furnas e Quebó, onde esncondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras, grutas e fauna e flora exuberantes. O Cirucuito Rio Quebó da Mata é uma trilha praticamente desconhecida no Município de Nobres em área preservada com bioma do Cerrado e rica fauna, entre outros temos, Araras, Tucanos, Papagaios, Jacarés do Papo Amarelo, Capivaras, Veados Mateiros e Tamanduás. Esta trilha tem passagem em três rios, Lagoa com Jacarés do Papo Amarelo, reserva com nascente d'Agua e no final Rodas dáguas que deram origem ao nome do lugarejo Vila Roda d'Água próximo a Vila Bom Jardim e está situada entre as melhores atrações de Nobres. Esta Trilha está situada dentro de uma propriedade particular e para faze-la é necessário contato com o proprietário, Ricardo Ever (contato whatsapp 65 9922 8609), que os guiará. O ponto inicial e final da trilha fica no restaurante e pousada da família cujo nome é Balneário e Acampamento Erlanda, nome da Proprietária. Este local possui suites para estadia e restaurante que serve comida caseira de primeira qualidade típica do Mato Grosso. A especialidade é Pirapicu frito com Aipim, imperdível. Uma boa dica é deixar reservado para depois da trilha, o almoço e o banho no poço do Rio Quebó da Mata que fica em frente ao restaurante. Existe a possibilidade de se agendar passeio noturno até a lagoa dos Jacarés para observação com lanternas, a noite é a hora que eles ficam mais visíveis, neste caso uma boa dica é agendar o jantar na volta para fechamento da trilha.
parkering

Início do Circuito

O início e fim do circuito é no Balneario Erlanda, onde tem um poço para tomar banho no Rio Quebó da Mata e restaurante com comida caseira do Mato Grosso, excelente pedida para o Final da Trilha

Escada de Acesso ao Poço

Esta escada no início da trilha dá acesso ao poço no Rio Quebó da Mata, uma boa opção para o final da trilha é um banho nesse poço e almoço no restaurante.

Ponto alto

Este é o ponto mais alto em que chegamos no Rio Quebó da Mata

Rio Quebó da Mata

Foto do Rio Quebó da Mata

Na Trilha

A trilha neste trecho estava dificil, o Sr. Ricardo está fazendo a manutenção deste trecho e logo estará em melhores condições

Campo

Neste trecho em direção a Lagoa dos Jacarés é um campo, onde se tem uma visão das árvores repleta de passáros.

Árvore

As árvores isoladas na trilha são ótimas para se observar os pássaros.

Babaçu

Este examplar de Babaçu é uma das árvores típicas da região que atrais inúmeros passáros

Bacuri

Outra palmeira que atrai pássaros, o Bacuri.

Cajazinho

Exemplar de Cajazinho
Wildlife sighting

Lagoa dos Jacarés

Essa lagoa fica repleta de Jacarés do Papo Amarelo, a melhor hora para avistá-lo é a noite, o Sr. Ricardo já contou mais de 70. A noite com uma lanterna se consegue ver os olhos brilhando

Outra foto do início da lagoa dos Jacarés
Vandfald

Cascatinha

Pequena queda dágua na saida da lagoa dos Jacarés que só acontece na época das chuvas

Campo

Outro trecho no campo, onde é mais fácil se observar os pássaros
Wildlife sighting

Buritis

Esta parte da mata repleta de Buritis é uma reserva e esconde um olho dágua e um lago, esta região é rica de pássaros.

Rio Quebo

Rio Quebó passando dentro da reserva.

Tucum

Pè de Tucum
springvand

Reserva olho d'água

Dentro da reserva de mata existe um olho dágua que forma um lago

Olho d'água

Aqui temos o olho dágua

Trilha no campo

Novo trecho da trilha no campo

Buritis

Trecho da reserva repleta de Buritis

Vazante lagoa jacare

Este é o trecho em que a Lagoa dos Jacarés Corre para o Rio Quebó

Por do Sol

Por do Sol visto da Trilha

Cada antiga

Aqui temos uma casa de madeira antiga que deverá ser demolida

Encontro quebo e quebo da mata e roda dagua

Neste local se encontram inúmeras rodas dáguas que abastecem a vila Roda Dágua, este local foi que deu nome a Vila.

Porteira

Trecho final da trilha, a poucos metros do início

14 kommentarer

RicardoEver 06-03-2019

A dificuldade desta trilha esta nos caminhos a ser percorrido e os horários , porém todos os percursos serão melhorados para mais conforto ao turista, a lagoa do jacaré para contemplar e melhor a noite, já outros percursos como visitação ao encontro dos rios , roda d'água , reserva olho d'água melhor horário e no período da manhã ou a tarde .

Luís Eduardo (Caôca) 14-03-2019

Ricardo vai ficar ótimo quando for feito o mirante para os pássaros e também o acerto para o acesso para a lagoa dos jacarés. Com isso soma-se a visita ao olha d'água, encontro dos Rios e Roda d'água o circuito ficará ótimo

RicardoEver 15-03-2019

Para o amante de trilha isto e um pedaço do paraíso, pelas riquezas naturais ( rios , nascentes, lago, fauna e flora ) podemos classificar nossos percursos, grau de dificuldades depende muito de horários a serem realizados os percursos , os trechos estão sendo melhorados para o conforto do turista , 60 Hectares a ser explorados , ainda contamos contamos com restaurante e acomodações e com direito a banho nas águas do rio quebó da mata.

• Foto af Erlanda

Erlanda 15-03-2019

Lugar maravilhoso para estar em sintonia com a natureza , conhecer os encontros dos rios , tomar um banho de rio, os percursos estão sendo melhorados e os melhores horários são pela manhã ou a tarde a lagoa para ver os jacarés é melhor contemplar a noite , para apreciar alem dos pássaros e bichos a maravilhosa paisagem da serra ao fundo da propriedade, o local conta com restaurante e serve uma comida caseira deliciosa feita pela proprietária conta também com acomodações novinhas com ar condicionado split e área de acampamento as margens do quebó da mata , ambiente familiar com o acolhimentos dos proprietários.

Luís Eduardo (Caôca) 16-03-2019

A riqueza das águas, associadas a fauna e flora fazem essa trilha bem particular e diferenciada, uma boa opção para se acrescentar na lista das atividades da região

• Gustavo Musse 12-07-2019

I have followed this trail  Vis mere

A trilha é bem tranquila não exige nenhum esforço, ela é guiada junto com o proprietário, o qual te informa de tudo o que torna a trilha interessante para se fazer.
    Com certeza uma ótima opção para se fazer em nobres, fugindo do óbvio.

Luís Eduardo (Caôca) 12-07-2019

Gustavo, obrigado pelo comentário. Com certeza tem um diferencial, principalmente a parte noturna com focagem de animais, uma atividade q

Uma atividade que não existia na região.

RicardoEver 12-07-2019

• Sanchez96 18-08-2019

I have followed this trail  Vis mere

Uma das melhores trilhas da região!

RicardoEver 18-08-2019

• marcelootonari 27-09-2019

Eu e meu marido fizemos a trilha ontem e adoramos.
    Sempre fizemos muitas trilhas,mas foi a primeira noturna,um passeio bem diferente.
    Vimos muitos animais inclusive dois lindos tamanduás bandeira e a Lagoa dos Jacarés a noite é de uma beleza surreal.
    A trilha é muito tranquila não exige muito preparo físico