Laura Eli

• Landskab

3,8
7,7

tæt på São Gabriel de Goiás, Goiás (Brazil)

Cachoeira Água Fria, a mais baixa dentre as 3 gigantes da Serra Geral do Paranã. Porém a mais bonita.

Acesso a Cachoeira é pela GO 116, indo ou por Formosa (sul) ou pelo norte (São João, Forte, Flores, Alto, etc).

Nível de exigência da trilha:

Física: Difícil
Técnica: Difícil
Navegação: Moderada

Trilha sem nenhuma sinalização.

Água não é um problema. Várias nascentes de água potável desembocando no córrego ao longo da caminhada. Só registrei dois pontos. Mas vi pelos menos uns 10. Recipiente para 1,5L resolve a necessidade individual.

A trilha, que segue sempre paralela ao córrego, pode ser percorrida margem abaixo ou acima dele. Fiz abaixo, por estradões e trilhas, que acabam e daí segue-se por clareiras sem trilha batida, até descer ao córrego, quando a trilha começa a ser percorrida dentro dele, com travessias entre as margens e escalaminhadas constantes.

O tracklog está bem explicado pelas bandeirinhas. As bandeirinhas estão marcadas na altura correta, independente dos zigue-zagues que o traçado reproduz das travessias constantes do córrego.

Exigência técnica difícil, inexperientes ou despreparados física e psicologicamente não devem se aventurar por aqui pois correm sério risco de lesão.

Proprietário da fazenda ainda não lida bem com o movimento de trilheiros buscando a cachoeira. Existem notícias de trilheiros que pegaram um dia "ruim" e foram impedidos de entrar na trilha.

A trilha, a depender do nível técnico do grupo, pode demorar até 4 horas para ser percorrida (só ida ou só volta). Por isso é aconselhável chegar bem cedo no início da trilha (entre 7:00/8:00 horas no máximo). Isso porque a partir das 13 horas já não bate mais sol no poço principal. 11 horas é um bom horário pra se chegar na cachoeira.

Em época de chuva (novembro a abril) não é aconselhável a realização da trilha, pois além dos riscos de tromba d'água há também o problema da cheia do córrego, que dificulta a caminhada em seu leito. Fora a cor da água, que fica marrom.

Não vir sem boa condição de navegação ou sem guia, caso não conheça a trilha ou não tenha gente de larga experiência no grupo.

Trilha fantástica, bastante interativa e das mais lindas do Planalto Central.

Continuar eStrada após portão

Caminhada pelo córrego

Corredeiras

Mina D'água potável

Adentro canion

Cachoeirão

Cachoeira da Água Fria

Acesso trilha (volta) / córrego (ida)

Clareira

Trilha batida mas nem tanto

Córrego seco (intermitente)

Subidinha (volta) descidinha (ida)

Mirante córrego e vale

Mirante Paredões

Rancho - toca pra direita (volta)

Córrego seco (intermitente)

Volta por trilhas em clareiras (pelo estradão aumenta o caminho)

Grande córrego seco (intermitente)

Vossoroca - Transpor

Cerca final atravessar vossoroca à esquerda

Inicio da trilha sempre beirando cerca à direita (ida)

Cerca da travessia rio - trilha antes à esquerda