Tid  en time 33 minutter

• Landskab

2,2
4,3

tæt på Mombuca, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde o distrito de Santana do Rio Preto, mais conhecido como Cabeça de Boi, até as cachoeiras do complexo do Entancado (ou Estancado?).

COMO CHEGAR:
Cabeça de Boi ou Santana do Rio Preto está a cerca de 8km do centro de Itambé do Mato Dentro, o trajeto é por estrada de terra em condições medianas e muito sinuosa. Saindo de BH, o caminho mais curto é seguindo pela BR-381 sentido Vitória até a entrada para Bom Jesus do Amparo, e de lá seguir para Ipoema (asfalto), depois Senhora do Carmo (terra) e Itambé (asfalto). Itambé está a cerca de 120km de BH.

A TRILHA:
Grande parte do trajeto é por uma estradinha de terra em condições medianas, com algumas travessias por água. A mais significativa fica na saída de Cabeça de Boi, é um trecho largo de rio, mas normalmente raso, qualquer carro de passeio cruza pelo local. O restante da estrada continua tranquilo para veículos de passeio em boa parte do ano.
Por volta do KM 4,9 há uma porteira, onde é feita a cobrança do ingresso para as cachoeiras. Em abril de 2017 estava em 10$/pessoa. Da porteira o visitante segue por mais 1km de carro pela estradinha até encontrar duas porteiras. Há uma área para estacionamento à esquerda das porteiras. De moto ou bike é possível avançar mais um pouco. A porteira da direita dá acesso ao Lajeado, trecho interessante do Rio Preto do Itambé. São cerca de 250 metros descendo por uma estradinha até encontrar o leito do rio. O local possui pequenas piscinas naturais e um belo remanso, onde é possível nadar com tranquilidade.
Retornando às duas porteiras, a da esquerda dá acesso às cachoeiras do Entancado, Maçãs, Macacos, Chuvisco e Rapel. A estradinha continua até uma parte gramada onde a trilha tem início. Após as árvores há uma pinguela (ver foto) que precisa ser cruzada. À esquerda uma trilha um pouco mais discreta sobe em direção a uma pequena cachoeira, nomeada como do Chuvisco. A água é bem pouca e forma um poço bem pequeno e raso, ideal para crianças. Retornando à trilha principal, segue-se margeando o Rio Preto pela margem direita por cerca de 500 metros até a Cachoeira do Entancado. O local é bem aberto, exposto ao Sol, a cachoeira é interessante e forma um pequeno poço, bom para banho. Ideal é chegar cedo para aproveitar o local com tranquilidade.
Próximo a um trecho de "prainha", com muita areia e cascalho, do outro lado do rio existe um atalho que sobe para a cachoeira das Maçãs. É uma trilha íngreme, mas que evita o retorno ao encontro dos rios e corta um pouco de caminhada. Percebi o atalho somente na volta, mas de qualquer forma o retorno ao encontro dos rios e posterior subida à Cachoeira das Maçãs é um trecho curto.
Para as Maçãs a trilha apresenta um pouco de subida, mas bem tranquila. Existem algumas bifurcações no caminho, que levam à cachoeira dos Macacos, não explorada por mim. Mantenha à direita e chegará às Maçãs, uma queda bem bonita aperta entre as paredes de um cânion. Local ótimo para banho, mas pouco exposto ao Sol. Ainda assim a água apresenta uma temperatura agradável.

CONSIDERAÇÕES:
- No geral é uma trilha de baixa dificuldade técnica e que exige pouco condicionamento físico. Os três locais do tracklog mais a Cachoeira dos Macacos podem ser visitados no mesmo dia com tranquilidade;

- As cachoeiras estão em propriedade particular, é cobrado um ingresso de 10$ por pessoa;

- Não há qualquer infraestrutura no local, se for passar o dia por lá leve o de comer e o de beber;

- Leve seu lixo de volta! Não há coleta de lixo no local;

- Deixando o carro no estacionamento próximo a porteira, são 2,6km de caminhada para conhecer os três locais visitados.