tæt på Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Travessia realizada no feriado de Corpus Cristi de 2018 em 4 dias.
Travessia de beleza impar, com tudo que se tem direito num trekking: trilhas, campos, mata fechada, montanhas e visuais de tirar o folegoa cada dia de caminhada.
Esta travessia é bastante exigente fisicamente devida a sua longa extensão, portanto não recomendo para iniciantes ou pessoas não acostumadas a caminhadas longas por vários dias. Quanto à orientação, ela se torna complicada em alguns pontos como nas estradas e na região dos campos de altitude, caso tenha neblina e a visibilidade seja baixa. Não recomendo fazê-la sem uso de um GPS.
A track que gravei possui quase 60 pontos, mas o wikilock limita a 25 pontos as marcações carregadas no site, então se alguém quiser a trilha completa com todos os pontos que marquei, basta pedir que envio por e-mail.
A trilha passa por fazendas particulares onde você precisará atravessar cercas e porteiras, portanto, deixe-as como as encontrou, abertas ou fechadas. Você possivelmente irá cruzar com gados, procure não assustar os animais.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS
* Nunca faça caminhadas pela mata sem os equipamentos básicos, como lanterna de cabeça e pilhas sobressalentes, proteção contra chuva e frio, alimentos para o dia, água e uma forma de comunicação.
* Se você não conhece a região, procure alguém experiente para ir com você. Nunca vá sozinho! Se possível tenha em mãos um GPS e saiba usá-lo corretamente para se orientar.
* Traga seu lixo de volta. Se você é capaz de levar uma embalagem cheia, com certeza é capaz de trazer ela leve e vazia. Nunca deixe lixo na trilha, NUNCA!!!
* Preste sempre atenção onde pisa, onde senta e onde se segura para não ter problemas com animais peçonhentos, muito comuns na região.
* Não faça fogueiras!!! Esta é uma área de preservação ambiental e fogueiras são proibidas. Se você fuma, não descarte suas bitucas no caminho, apague-as e traga junto com o seu lixo.
* Necessidades fisiológicas devem ser feitas longe de cursos d'água. Leve uma pazinha e enterre seus dejetos sólidos, e o papel higiênico deve ser trazido de volta com seu lixo.
* Não desmate e não abra novas trilhas ou clareiras.
* Cuidar da natureza é um dever de todos! Homem e natureza devem viver em sintonia. Seguindo estas recomendações você contribui para a preservação do local e de toda a região, fazendo com que a experiência da trilha seja maravilhosa para você e para os próximos que por ali passarão!