Tid i bevægelse  3 timer 25 minutter

• Landskab

4,3
8,7

tæt på São Miguel, Lisboa (Portugal)

Um passeio por aldeias de Sintra e Mafra. Com vistas deslumbrantes sobre os dois concelhos: em alguns pontos é possível avistar simultâneamente o Palácio da Pena e o convento de Mafra.
Com início no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (Sintra), seguimos pelas aldeias de Funchal e Almorquim até chegarmos à aldeia abandonada de Broas, uma aldeia medieval com algumas habitações, currais e pequenas instalações que serviam de armazéns agrícolas, todas em pedra. Continuamos ao encontro de afluente do rio Lizandro o qual acompanhamos durante boa parte do percurso com algumas travessias e pezinhos molhados. Voltamos pela rua dos Moinhos até Faião e finalmente São Miguela de Odrinhas, o nosso ponto inicial.

Freguesia de são João das Lampas

Percurso - descida

Percurso - Subida

Aldeia de Broas

Abandonada há cerca de 40 anos, Broas é uma aldeia medieval com pouco mais de uma dezena de construções em pedra, muitas já sem telhados e parcialmente destruídas. Apesar da vegetação estar a tomar conta da encosta, circula-se com relativa facilidade entre o casario e o caminho de acesso é também interessante pela paisagem e pela vegetação abundante.

Outra particularidade desta aldeia é o facto do seu território estar divido entre dois concelhos: o de Sintra e o de Mafra. Foi a ausência de sinergias contribuiu para o seu empobrecimento.

Linha de água

Rio Lizandro

Flod

Percurso ao longo do rio

Ponte sobre o rio

Ponte em pedra

Picnic

Um belo sítio para um piquenique ou mesmo para acampar. Com um fogão em terra e tudo.

Passagem a vau

Passagem do rio Lizandro

Passagem do rio

Ponte em pedra

Corta mato - zona sem trilho

Mais um desvio pelo mato