Tid  7 timer 6 minutter

Optaget maj 2017

3,6
7,2

tæt på Vargem Grande, Rio de Janeiro (Brazil)

Este trecho seguramente é um dos pontos altos da Transcarioca, já que num mesmo dia o excursionista é brindado com duas de suas atrações mais intensas: o Açude do Camorim e a Pedra do Quilombo.

Este trecho é alcançado depois de uma longa caminhada de 4 Km pela Estrada do Sacarrão. A caminhada continua por uma estrada de terra bem aberta até o ponto onde deve se optar pela trilha mais fechada à direita. Quase que imediatamente surge outra bifurcação e aí deve-se optar pela esquerda.

A trilha vai subindo pelo vale que abriga uma das áreas mais bem preservadas do Parque. Logo que começa a descer ela vai de encontro à um grupo de figueiras centenárias que impressiona por sua imponência.

Logo depois o caminho acompanha um rio até encontrar o exuberante Açude do Camorim.

Depois de contornado pela margem oeste, a excursão segue subindo sinuosamente pela Serra até o alto das Laranjeiras, percorrendo uma das áreas mais bonitas do Parque.

Neste trecho se nota que há uma verdadeira guerra de faz e desfaz da sinalização da Transcarioca. Marcações vandalizadas se alternam com sinalizações refeitas sobre áreas raspadas. Mas não há nada que comprometa seriamente a orientação, pois o caminho é muito bem definido.

A pedra do Quilombo é alcançada por um curto e íngreme ramal. Lamentavelmente neste dia a neblina estava muito forte e encobria parcialmente o panorama.

Mas tenho aqui outro tracklog onde consegui registrar todo o incrível panorama deste mirante.

Daí até o pau-da-fome a trilha segue descendo por uma trilha bem aberta e sinalizada.

Vis mere external

Information

Corrente

Kryds

Seguir em frente (início da transcarioca)

Rio Sacarrao

geocaching

Pedra

læskur / shelter

Casa abandonada

Riacho

Area descampada

Direita

Esquerda ( seguir adiante)

Bro

Rio (atravessar)

Acompanhar o rio

Esquerda

Açude do Camorim para a direita. Pedra do Quilombo à esquerda.