• Foto af 2017-12-10 pico Vidal Pancas ES

• Landskab

3,3
6,6

tæt på Lajinha, Espírito Santo (Brazil)

Pico do Vidal
Nível difícil.
Há três longas subidas até o pico considerando onde o carro ficou.
No cume se desce até o riacho onde pode descer até próximo a queda da cachoeira e tem um pequena cascata (não desci devido ao avançar da hora). Também pode subir para o mirante, acesso marcado no trek (não subi). Uma vez neste mirante pode-se se fazer a travessia e chegar na rodovia de acesso a Lajinha. Marquei em outro trek que não conclui devido a pedra esta muito escorregadia e uma queda levaria a um queda abrupta., se fizer leve facão.
A descida longa do pico até o riacho se faz por uma "estrada" lajeado enorme e marcado pelas motos que passam.
Ao retornar há desvio a direita, após atravessar o riacho que leva ao riacho novamente. Desça um pouco e o atravesse. Chegará a um dique natural bom para banho. Vire a esquerda e terá acesso a uma casa grande feita de adobe, contudo em ruínas e logo estará ao solo já que o telhado quebrou com as últimas chuvas, após longo período de estiagem (três anos).
No waypoint descrito como a pé passa-se a ser trilha e só é possível ser feito a pé , bike ou moto. Os ciclistas além das subidas anteriores irão sofrer na subida muito forte, mas serão recompensados com fotos incríveis e uma descida, para os de bom preparo para voltar, que a descrição deixo por conta dos aventureiros. Neste trecho muito forte terão que empurrar. o trecho é longo.
Tirando o trecho restrito a quatro rodas todo trajeto é possível fazer o trajeto comum bom motorista em veículo 4x4 e segundo nosso guia aos que fazem a travessia de Pancas a Laginha, caminho inverso desta trilha, houve caso de uma Fiat strada o fazer. Segundo ainda nosso guia chegou ao pico com sua Honda/CG.
Neste dia havia subido pela manhã o pico do camelo, por isto houve pouco tempo para o vidal, uma pena, mas necessário já que a previsão do tempo era ruim para o outro dia que acabou chovendo.
Pancas é uma cidade não só para escaladores e sim para todos, ciclistas, caminhantes, exceto nutellas (rsrsrsr).
Sugestões de passeio:
Pedra do Camelo - pedra da boca, pedra da Rita ou do Porco, travessia pelo vale São Luís, Vale palmital.
Hospedal no camping cantinho do céu. tem página no facebook, tel: 027999456679 (whatsapp).
Possui 4 banheiros, chuveiro quente, dua áreas cobertas com mesa, geladeira, pia e fogão com bujão de gás, não há vasilhame mas emprestam se esquecerem de levar.
Valor pago foi de trinta reais com café da manhã (pão, manteiga, bolo, café, leite, presunto e queijo mussarela fatiado) servidos pela simpática dona Joana.
O Fabinho, filho da dona Joana, é o responsável e guia , valor a combinar.
Bom passeio e treinem as pernas, pois subidas não faltam.