2,6
5,3

tæt på Villanueva, Asturias (España)

Rota de ida e volta que percorre o desfiladeiro de Las Xanas, um dos conhecidos e mais visitados das Astúrias. Trata-se de uma profunda fresta situada na Serra del Aramo, cujo fundo percorre o ribeiro de les Xanes

Inicia na área recreativa del Molín de les Xanes, cerca da povoação de Villanueva, onde tem um parque de estacionamento., no entanto deixamos o carro um pouco mais acima mesmo no início do trilho (poucos lugares de estacionamento).

O trilho é fácil e muito bonito, ideal para passeio em família desde que se acautele a segurança das crianças. Em alguns pontos tem cordas, ainda que o na generalidade o trilho seja largo. Pode-se fazer só o desfiladeiro, cerca de 2 kms (ida) ou seguir um pouco mais até à povoação de Pedroveya (já no bosque). Nós fomos até à igreja de San Antonio que fica localizada antes da povoação.

O número de Kms que aponta este trilho não é real, como se trata de um desfiladeiro o GPS não gravou em condições. Penso que a distância real será a de 8 kms, ida e volta.