Tid  7 timer 9 minutter

Koordinater 3193

Uploaded 18. maj 2019

Recorded maj 2019

-
-
119 m
6 m
0
20
40
80,49 km

Vist 34 gange, downloadet 2 gange

tæt på Senhora do Porto, Porto (Portugal)

Viagem que me satisfez em vários aspetos
1. A ideia era ir nas calmas
2. Aproveitei vários trechos do Caminho de Santiago (Caminho Central, Caminho de Rates-Póvoa, Caminho da Costa)
3. Aproveitei para conhecer a ecovia entre Rates e a Póvoa (encantado)
4. Aproveitei para percorrer a Reserva Ornitológica do Mindelo, com as recentes alterações e colocação de uma ecovia (já conhecia a zona, mas não conhecia este novo traçado, criado especialmente para caminhar e andar de bicicleta)
5. Aproveitei para fazer o Caminho da Costa, que liga a interseção em Padrão da Légua a Vila do Conde. Só fiz o trajeto entre Padrão da Légua e Mindelo, porque aí entrei na Zona Protegida do Mindelo.


Estado do tempo
Apanhei um pouco de chuva, céu muito nublado e, a partir das 13h, céu limpo com calor. Vento, sempre!


1. Porto a Rates
Fiz o Caminho de Santiago, desde o Porto até São Pedro de Rates. Em Rates, almocei junto à fonte e segui caminho. Lembrei-me que precisamente há 1 mês (18/04/2019), estava ali naquela fonte, enquanto fazia o Caminho de Santiago a pé. Alguém em São Miguel de Arcos (antes de Rates) andou a brincar com as placas! Tiraram a sinalética em alguns locais e colocaram as placas a dizer "Desvio", no atual caminho oficial! Espertos! Para passar juntos aos cafés!


2. Rates - Póvoa (Ecovia)
Se aquilo é uma Ecovia, então tenho de redefinir o meu conceito. Aquilo (em 18/05/2019) continua a ser uma antiga linha ferroviária que ligava a Póvoa a Famalicão. Disseram que a iam modernizar para ser percorrida. Bem, percorrida consegue ser, mas não é para todos! Piso irregular e instável na sua maioria. No entanto, tem de bom o silêncio. Saí de Rates e só me voltei a cruzar com pessoas, em Amorim. Incrível! Parece-me um percurso perigoso para peregrinos!


3. Póvoa - Mindelo
Aproveitei para revisitar a Reserva Ornitológica do Mindelo. Novidade para mim: construiram uma ecovia. Por um lado, ainda bem. Deixo de ir pelo meio do mato e areia.


3. Mindelo - Porto
Aqui encontrei o Caminho Central, que vem desde a interseção do Padrão da Légua e termina em Vila do Conde. Tinha curiosidade em testar o percurso, pois é raro encontrá-lo no Wikiloc. A aplicação criada pelas autarquias também não vale de muito. Custou-me seguir o percurso, pois ia em sentido contrário e tinha de andar à procura das placas, virando-me para trás.. Lá me perdi um pouco à frente do aeroporto! As setas ali são difíceis de serem encontradas.
Nota: O CAMINHO É MAU (PARA NÃO DIZER PIOR).. Mesmo de bicicleta é mau. A pé, deve ser bem pior. Passa por zona industrializada, é maioritariamente em paralelo, com muitas ruas sem passeios.É PERIGOSO! É DURO! E AINDA ESTOU PARA PERCEBER QUEM FOI O "ILUMINADO" QUE TRAÇOU AQUELE PERFIL, COMO SENDO "OFICIAL".


Peregrinos! Muito bem! Continuem a ir pela marginal do Douro e do Atlântico, até Vila do Conde. Esqueçam (e falo muito a sério) o Caminho OFICIAL de Padrão da Légua até Vila do Conde.

CAMINHO PÉSSIMO EM VÁRIOS ASPETOS. É PREFERÍVEL SEGUIR PELO CENTRAL E, EM RATES, VIRAR PARA ESPOSENDE (Quem quiser fazer o Caminho da Costa). Ver os percursos que fiz em 18-05-2019 - Caminho da Costa (Porto a Mindelo/ Vila do Conde) ou o último e MAIS COMPLETO, de 16-06-2019, Caminho da Costa (Porto a Póvoa de Varzim) . São 27km, desde a bifurcação até ao albergue da Póvoa de Varzim.
Passei em São Miguel de Arcos em 18/04/2019, quando estava a fazer o caminho a pé. Passei lá agora em 18/05/2019. Alteraram as placas, na zona da bifurcação. O caminho "OFICIAL" passou a ser o "DESVIO".
Enganei-me e dei a volta ao quarteirão. Não é necessário!

Kommentarer

    You can or this trail