Belvino

Koordinater 7276

Uploaded 27. november 2013

Recorded november 2013

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1.208 m
853 m
0
10
20
40,9 km

Vist 5478 gange, downloadet 63 gange

tæt på Belo Horizonte, Minas Gerais (Brazil)

[BH] Pitangueiras
==============================
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.
O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 27 de setembro de 1994, coma publicação do Decreto 36.071.
Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Para assegurar a proteção destes mananciais, esta área não está aberta à visitação pública. O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque.
Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.

Fonte: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/198?task=view
==============================
Da série “Para Sair Pedalando de Casa”. O ponto de encontro escolhido para esta trilha foi em frente às instalações da Polícia Militar Rodoviária, na Avenida Tereza Cristina, perto da Avenida Amazonas. Um segundo ponto de encontro para esta trilha, se você quiser reduzir o trecho de asfalto, pode ser em frente à Padaria Pongelupe, no Conjunto de mesmo nome. Neste caso o percurso ficará com apenas treze quilômetros.
Siga pela Avenida Tereza Cristina, inclusive pela parte nova, após a fábrica da Massas Vilma, até passar por baixo do viaduto da Avenida Olinto Meireles. Retorne e pegue a primeira à direita, passando em frente à Kiowa Bikes, atravessando a passarela no final da rua. Siga na Avenida Olinto Meireles até na Praça da Febem. Suba a Barão de Monte Alto até o final: você chegou na Padaria Pongelupe.
O trecho mais pesado desta trilha é em asfalto, 2.5 km numa subida com 8% de inclinação média, começando na padaria e terminando no final do asfalto, na transição para o estradão dentro do Parque.
Continue no trecho de terra até a praça da Brigada de Incêndio dos Bombeiros. Entrando por trás dos dois prédios principais, siga três vezes à esquerda e desça até a cachu acompanhando as placas indicativas da Trilha das Pitangueiras.
Esta pequena cachoeira não é nenhuma Tabuleiro nem Casca D`Anta mas refresca direitinho depois de uma pedalada morro acima, bem no meio da matinha, num local bonito e agradável para se descansar. Aproveite e divirta-se o quanto quiser, fazendo o percurso inverso para retornar ao ponto de origem. O maior atrativo desta trilha é que pode ser feita em tempo relativamente curto, unindo um bom treino de subida com a cascatinha para se refrescar antes de voltar.
==============================
Advertências:
Cuidado com o trânsito no asfalto, dentro da cidade;
Fique atento ao horário de acesso ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça: 07h00 ás 17h00;
Se não quiser descer com a bike até o ponto da cachoeira, ou quiser ficar um pouco mais tranquilo, leve tranca ou cadeado.
==============================
Níveis de dificuldade:
Distância: 4.0/10 (2.0/10 saindo da padaria)
Piso: 2.2/10
Inclinação: 1.6/10
Classificação da trilha (veja na descrição do meu perfil): 3. Rôia
==============================
Veja mais fotos no Picasa:

View more external

PM Rodoviária
Padaria Pongelupe
Entrada do Parque - Rola Moça
Início do trecho de terra
Bombeiros
Atenção - pegar à esquerda
Cachu das Pitangueiras

1 comment

  • Foto af Marcelo TNNS

    Marcelo TNNS 27-03-2019

    I have followed this trail  View more

    Bommmm demais!! Muito fácil de seguir, não tem erro... Valeu

You can or this trail