Lagatixa

Optaget januar 2017

0,7
1,4

tæt på Barra do Mamanguape, Paraíba (Brazil)

Passeio de barco realizado com o guia local Adriano. Nesse passeio contemplamos e vivenciamos a rica natureza do mangue na foz de um rio limpo.

Pudemos apreciar a beleza da flora, das aves do lugar, dos crustáceos, comer ostra fresca e ainda conhecer quatro diferentes espécies existentes de plantas do mangue conforme vamos adentrando um braço do rio Mamanguape.

O passeio é legal de ser realizado com a maré baixa, pois assim o mangue fica exposto.

Uma das espécies de planta do mangue tem duas glândulas na base da folha para expelir o excesso de sal, outra espécie secreta o sal pela face superior da folha, formando cristais.

Tivemos a sorte de encontrar com um peixe boi, pois esse exemplar estava passeando por lá livremente e veio interagir com a embarcação.

O guia Adriano é uma excelente companhia além de grande conhecedor do local. Anexei uma imagem com opções de passeios proporcionadas por ele e formas de contato.
Flod

Foz do Rio Mamanguape

fortøjningsplads

Embarque

Projeto Peixe Boi Marinho

Entrada do mangue

Cativeiro dos Peixe Boi

Aqui os peixes boi debilitados eram tratados.

Ostras

Parada para comer ostras

Pegamos galhos secos, fizemos uma fogueira pequena e assamos o cacho de ostras. Fica muito saboroso, sem tempero nenhum. Lembra peixe frito.